SóProvas


ID
2767651
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o poder constituinte, analise as assertivas a seguir:


I. O poder constituinte derivado pode ser compreendido como gênero, do qual são espécies o poder constituinte reformador e o poder constituinte decorrente.

II. O poder constituinte originário não admite a outorga como forma de expressão. Dessa forma, um agente revolucionário não pode estabelecer um poder constituinte originário.

III. O poder constituinte decorrente é uma manifestação peculiar dos Estados Federados diante da autonomia conferida aos Estados-Membros que o compõem.

IV. O poder constituinte decorrente é o responsável pela elaboração da Constituição estadual.


Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • GAB: C) I, III e IV, apenas.

     

    I. (C) O poder constituinte derivado pode ser compreendido como gênero, do qual são espécies o poder constituinte reformador e o poder constituinte decorrente.

     

    II. (E) O poder constituinte originário não admite (admite) a outorga como forma de expressão. Dessa forma, um agente revolucionário não pode (pode) estabelecer um poder constituinte originário.

     

    III. (C) O poder constituinte decorrente é uma manifestação peculiar dos Estados Federados diante da autonomia conferida aos Estados-Membros que o compõem.

     

    IV. (C) O poder constituinte decorrente é o responsável pela elaboração da Constituição estadual.

     

     

    Qualquer erro, corrijam-me.

  • ERRO no item II, quando a questão traz que o poder constituinte originário não admite a outorga como forma de expressão, basta lembrar que o poder Constituinte Derivado Decorrente é uma forma de outorga para os Estados-Membros legislar sobre sua CF estadual, respeitando a CF/88, conforme o artigo 25 da CF/88 dispõe. Na segunda parte da acertativa basta entender que um Estado-Membro ao legislar criando sua CF respesitando os limites impostos pelo P.Constituinte Originário, está atuando de Forma Originária também nos limites do que lhe foi outorgado.