SóProvas


ID
2767996
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um equipamento X combina, na forma de um rodízio, N sinais digitais de entradas independentes em um único sinal digital de saída de R bps, com cada um dos sinais de entrada recebendo uma taxa de transmissão equivalente a R/N bps nesse sinal de saída. O método de transmissão empregado pelo equipamento X é denominado

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves: Um equipamento X combina, na forma de um rodízio

     

    Multiplexação por divisão de tempo (TDM) é um tipo de multiplexação que permite transmitir simultaneamente vários sinais, dentro do mesmo espaço físico  onde cada sinal  possui um tempo próprio e definido de uso da banda para transmissão.

  • O colega Jubileu matou questão!

    Apenas acrescentando conhecimento, observem que a questão nos induz ao erro mencionando o seguinte trecho "recebendo uma taxa de transmissão "  forçando a relacionar TAXA com FREQUÊNCIA.

    Porém, como dito pelo colega Jubileu, a palavra "rodízio" deixa quase que 'explicito' que será dedicado uma fatia de tempo para nos servir. É só pensarmos em rodízio de pizza, em que o garçom dedica um momento da rodada(fatia de tempo) para servir o sabor de pizza que mais nos agrada. (Obs. Eu sei que o exemplo é péssimo, mas me ajudou a memorizar o tempo.)

    GABARITO ALTERNATIVA E

  • GABARITO: E

     

     

    Os colegas ajudaram muito. Eu também errei por achar que fosse frequência. Seguem algumas informações extras para estudo:

     

    Multiplexação --> divisão do canal para comunicação, de modo a evitar colisões.

     

    TDM ---- palavra-chave time. Multiplexação por divisão de tempo em quadros com N compartimentos (N= qtd de computadores).

    Intervalos de tempo para que cada canal transmita. SLOTS/TDM em bits

    Pode ser dividido em:

    Síncrono: o demultiplexador sabe a ordem dos envios para demultiplexá-los depois (restaurar as características originais)

    Assíncrono: só quem tem algo a dizer no canal ganha sua fatia de tempo. O demultiplexador não reconhece a ordem de transmissão e, por isso, precisa reconhecer a informação pelo cabeçalho (que para esse caso deve ser acrescentado de modo a garantir a reordenação)

     

     

    FDM ---- palavra-chave frequency. Multiplexação por faixas iguais de frequência. Cada canal utiliza apenas sua faixa, ainda que o outro canal não use a dele, e por isso fica ocioso na maior parte do tempo. Ex: divisão da largura de banda para telefonia, rádio, ADSL...

     

     

     

    CDM ---palavra-chave code. Divisão do canal por códigos únicos atribuídos. Diferentes canais podem usar a largura de banda ao mesmo tempo, se sobrepondo, e com as mesmas frequências. A assinatura única de cada um permite a distinção no final (na demultiplexação)

     

     

     

    Exemplos: GSM (voz) usam FDM e TDM síncrono; GPRS (dados) usa TDM assíncrono.

     

    * Demultiplexador: restaura as características originais após a multiplexação

     

     

     

    Bons Estudos!

     

  • ou proparoxítonas acidentais