SóProvas


ID
2768431
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social tem como competência “elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais[...]”, bem como “elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos[...]”. Portanto para gerir uma política social, é necessário que haja no processo o planejamento, o monitoramento e a avaliação. Dessa forma, fazem-se necessários alguns aspectos para análise e avaliação das políticas sociais que são determinadas pelas referências teóricas adotadas e pela intencionalidade profissional. É possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos empíricos de análise, numa perspectiva do projeto ético político do Serviço Social inspirado nos princípios fundamentais do Código de Ética de 1993, são eles:

Alternativas
Comentários
  • Aspectos para análise e avaliação das políticas sociais.

    Aspecto 1: Configuração e abrangência dos direitos e benefícios

    Aspecto 2: Configuração do financiamento e gasto

    Aspecto 3 – Gestão e controle social democrático



    Avaliação de políticas, programas e projetos sociais -Ivanete Boschetti

    www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf

  • É possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos empíricos de análise para delineamento do quadro institucional que conforma a política ou programa social avaliado: 1) os direitos e benefícios estabelecidos e assegurados; 2) o financiamento (fontes, montantes e gastos); 3) gestão (forma de organização) e controle social democrático (participação da sociedade civil). Cada um desses aspectos pode ser desdobrado em inúmeros fatores e indicadores, de acordo com os objetivos da avaliação. Apresentamos abaixo um conjunto, evidentemente não exaustivo, que pode ser utilizado na análise de diferentes políticas sociais e que podem constituir um arsenal de fontes empíricas para a análise. A compreensão e explicitação conceitual do seu significado, contudo, serão sempre determinadas pelo arcabouço teórico que o avaliador adotará como referência5. 

    LIVRO COMPLETO 2009

    Ivanete Boschetti  

  • GABARITO: LETRA A

    → resolvemos por eliminação de um item, o controle é DEMOCRÁTICO e não institucional.

    A) configuração e abrangência dos direitos e benefícios estabelecidos e assegurados; configuração do financiamento e gasto; gestão e controle social democrático.

    B) abrangência dos benefícios estabelecidos e assegurados; configuração do financiamento e gasto; gestão e controle social institucional.

    C) configuração e abrangência dos serviços prestados e benefícios estabelecidos e assegurados; configuração do financiamento e gasto; gestão e controle social institucional.

    D) abrangência dos serviços prestados e benefícios estabelecidos e assegurados; configuração do financiamento e gasto; gestão e controle social institucional de forma individual.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺