SóProvas


ID
2769697
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à web semântica, relacione a primeira coluna com a segunda.

1) XML ( ) Tecnologia para a descrição da informação
2) OWL ( ) Vocabulário ontológico
3) RDF ( ) Construção do vocabulário ontológico
4) SPARQL ( ) Linguagem padrão utilizada na web semântica
5) BIBO ( ) Protocolo para recuperação da informação

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • c-

    XML é compativel por HTML e SGML, e usa namespaces, o que permite identificar vocabulario por um URI (uniform resource identifier). RDF (resource description framework) é um mecanismo p/ representar metadados p/ permitir troca deinformacoes por processos automaticos.

  • 1) XML - Linguagem padrão utilizada na web semântica

    2) OWL - Construção do vocabulário ontológico

    3) RDF - Tecnologia para a descrição da informação

    4) SPARQL - Protocolo para recuperação da informação

    5) BIBO - Vocabulário ontológico

  • Que enunciado confuso. Mal organizado.

    1) XML (3 ) Tecnologia para a descrição da informação - RDF

    2) OWL (5 ) Vocabulário ontológico - BIBO

    3) RDF ( 2) Construção do vocabulário ontológico - OWL

    4) SPARQL (1) Linguagem padrão utilizada na web semântica - XML

    5) BIBO (4) Protocolo para recuperação da informação- SPARQL

  • 1) XML e 3) RDF)

    "Em 1996, a primeira linguagem de etiquetado para definir ontologias foi SHOE (Simples HTMLOntology Extensions). As ontologias e as notações se expressavam mediante rótulos HTML79 . Posteriormente, OIL (Ontology Inference Layer) foi a primeira linguagem de representação de ontologias, baseada em standards W3C. Desde 1996, a linguagem XML possibilita o intercâmbio de documentos estruturados por meio da web; trata-se de um conjunto de tecnologias baseadas em standards abertos. Entre os seus módulos, está o DTD (Document Type Definition), que explica os elementos, atributos, entidades e relações permitidas em um documento. Em 1997, aparece RDF, linguagem para representar conhecimento na WWW baseado em XML. RDF não é um formato de arquivo, mas um formalismo de dados desenhado para apoiar a gestão de dados distribuídos em ambiente web, que permite realizar afirmações sobre recursos. Mediante RDF é possível representar qualquer tipo de propriedade de um recurso (título, autor, copyright etc.); junto com XML, é um dos pilares principais da chamada web semântica. A WS não é só um intercâmbio de dados, mas também uma organização de dados distribuída, descentralizada." (GONZÁLEZ, 2011, p. 86)

    2) OWL

    "A linguagem OWL foi desenvolvida pelo W3C em julho de 2002 para a representação de ontologias, com maior poder expressivo que RDF, já que este não era capaz de expressar relações tais como negação, implicação etc. É uma linguagem de representação semântica semântico para publicar e compartilhar ontologias na web e acrescenta mais vocabulário para a descrição de classes e propriedades. " (GONZÁLEZ, 2011, p. 86)

    4) SPARQL

    "O SPARQL é uma linguagem de consulta capaz de recuperar e manipular dados armazenados em RDF, que é a base para a construção de Ontologias" (LUZ, 2013)

    5) BIBO

    "The Bibliographic Ontology (BIBO) é uma ontologia que provê conceitos e propriedades para descrever citações e referências bibliográficas" (GONÇALVES; JACYNTHO, 2020, p. 10)

    Fontes:

    GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para web. Salvador: EdUFBA, 2011.

    GONÇALVES, A. G.; JACYNTHO, M. D. A. Um método para publicação semântica Linked Data de bases de dados convencionais e um estudo de caso real de artigos acadêmicos. Transinformação, v. 32, e180051, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v32/2318-0889-tinf-32-e180051.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

    LUZ, Fabiano Ferreira. Consulta a ontologias utilizando linguagem natural controlada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v32/2318-0889-tinf-32-e180051.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021