O gabarito é a alternativa E.
A crença de que o conhecimento das leis que regem a ocorrência dos fenômenos permitiria prever os comportamentos sociais e geri-los cientificamente.
Positivismo:
Ø O principal idealizador do positivismo foi Augusto Comte (1798-1857).
Ø Os princípios do positivismo se baseavam no pressuposto de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
Ø Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados.
Ø Para o positivismo, a ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
Ø São características do positivismo: neutralidade; transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas; crença no método científico.
Ø O positivismo é, portanto, uma filosofia determinista que professa, de um lado, o experimentalismo sistemático e, de outro, considera anticientífico todo estudo das causas finais.
Ø Para o positivismo, pela observação e pela experimentação se irá descobrir as soluções permanentes que ligam os fatos, cuja importância é básica na reforma econômica, política e social da sociedade.
Ø Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.