SóProvas


ID
277036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de processo legislativo.

As matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional são reguladas por decretos legislativos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

              As competências exclusivas do Congresso Nacional (art. 49) são, em regra, exercitadas através de decreto legislativo. Mas também o Congresso faz uso de resoluções (vide, a título de exemplo, o art. 68, § 2º, que trata de resolução do Congresso para delegação ao Presidente). O caput do art. 48 deixa claro que para os casos especificados nestes três artigos (49, 51 e 52), a elaboração do respectivo diploma legal não exige sanção presidencial. A rigor, nem precisava dizê-lo expressamente. Se as competências são exclusivas ou privativas e os poderes são independentes, não faz sentido que o Executivo venha a participar da elaboração daquelas normas.
  • Pedro Lenza é direto ao mencionar:
    "O art. 49 trata das matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional, sendo dispensada a manifestação do Presidente da República, através de sanção ou veto (art. 48, caput). (...) as atribuições referidas no art. 49 são materializadas por decreto legislativos."


  • Os decretos legislativos são atos de competência do Congresso Nacional, que tramita de forma bicameral mas não estão sujeitos a sanção ou veto presidencial, sua aprovação é por maioria relativa, trata das matérias elecadas no art. 49 C.F.

    Decretos legislativos: Congresso Nacional
    Tramitação: bicameral
    Veto ou sanção: não está sujeito
    Aprovação: maioria relativa

    Questão correta!
  • Decreto legislativo é o instrumento normativo por meio do qual são materializadas as competências EXCLUSIVAS do Congresso Nacional. Deflagrado o processo legislativo, ocorrerá a discussão no Congresso, e, havendo aprovação do projeto (por MAIORIA SIMPLES, art.47), passa-se imediantamente a promulgação, realizada pelo PRESIDENTE DO SENADO, que determinará a sua publicação. Não existe a manifestação do Presidente da República, sancionando ou vetando.
  • O decreto legislativo é ato normativo primário elaborado para a veiculação de matéria de competência exclusiva do Congresso Nacional (art. 49 da CRFB). Os projetos dos decretos legislativos deverão ser discutidos e votados em ambas as casas do Congresso nacional e sendo aprovados, serão promulgados pelo presidente do Senado Federal, sem participação do Presidente da República
  • Competência Exclusiva do Congresso Nacional - por DECRETO LEGISLATIVO

    Competência privativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - por RESOLUÇÃO

  • vale lembrar que resolução é Camara, Senado ou Congresso, haja vista que as lei delelegadas são delegadas por RESOLUÇÃO pelo congresso