SóProvas


ID
277066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à organização político-administrativa do Estado federal
brasileiro, julgue os itens a seguir.

No plano de suas atribuições administrativas e legislativas, os estados federados exercem competências remanescentes, razão pela qual estão inseridos na competência reservada dos estados-membros as atribuições que não constarem do rol de competências da União e dos municípios e que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    A Constituição Federal não enumerou taxativamente a competência dos Estados-membros, reservando a estes a chamada “competência remanescente”, ao prescrever que “são reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição” (CF, art. 25, § 1º).

  • CF/88

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

    Bons estudos!
    : )
  • A Constituição Federal não enumerou taxativamente a competência dos Estados membros, reservando a estes a chamada “competência remanescente”, ao prescrever que “são reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição” (CF, art. 25, § 1º).

    Porém, não se pode afirmar que nenhuma competência tenha sido expressamente outorgada pela Constituição Federal aos Estados-membros, haja vista que o próprio art. 25 da Constituição expressamente outorga aos Estados a competência para explorar os serviços de gás canalizado (CF, art. 25, § 2º), bem assim para instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões (CF, art. 25, § 3º).

  • =(

    Errei pq lembrei dessas exceções... Mas, como dizem, questão incompleta, é questão certa!

  • peraí, gente... alguém me explica como uma questão que traz

    "os estados federados exercem competências remanescentes [...] que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos "."".

    ora... se é competência comum é de todos os entes. como pode o estado não exercê-la?

    pelo amor de Deus, CESPE... assim tá demais!!!


    bons estudos!!!
  • Eu tbm tive a mesma dúvida da colega aí de cima. Será que alguém pode explicar?
  • Caros colegas Laura e Bruno,

    O CAPUT da questão trata de competências RESERVADAS DOS ESTADOS, sendo assim, as competências COMUNS aos entes federados, como o próprio nome já diz, são comuns a todos e não reservadas para algum.

    Espero ter lhes ajudado.
  • Obrigado leandro acima.
  • Algém pode me ajudar... acho que estou confundindo...

    Marquei ERRADA pq pra mim a competência legislativa é concorrente.

     

  • Residual  =  Remanescente
  • Prá mim a questão trata da  competência remanescente e legislativa do art. 24 cf/88 e não da competência administrativa do art 23 conforme indicado no inicio da questão "No plano de suas atribuições administrativas e legislativas".

      
    Dessa forma considero-a errada 
     
  • Competências dos Estados-membros

    - Comun (cumulativa ou paralela): trata-se de competência não legislativa comum aos quatro entes federativos, quais sejam, a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, prevista no art. 23 da CF/88
     
    - Residual (remanescente ou reservada): são reservadas aos Estados as competências administrativas que não lhe sejam vedadas, ou a competência que sobrar (eventual resíduo),  após a enumeração dos outros entes federativos (art. 25, § 1º), ou seja, as competências que não sejam da União (art. 21), do Distrito Federal (art. 23), dos Municípios (art. 30, III a IX) e comum (art. 23).

    Fonte: Pedro Lenza, 14ª edição
  • Gabarito: correto.

    Comentários:

    A questão trata das chamadas competências reservadas ou remanescentes. Trata-se de tarefas que são atribuídas de forma implícita (por isso chamadas de remanescentes) aos Estados-membros. Na verdade, a CF enumera as competências federais (arts. 21 e 22), municipais (art. 30) e aquelas que são compartilhadas por todos os entes federativos (art. 23), além dos temas de competência concorrente entre União, Estados e DF (art. 24): as restantes serão estaduais (art. 25, §1º).

    Perceba-se que esse grupo de competências atribuídas aos Estados “por exclusão” abrange tanto competências legislativas quanto materiais (administrativas).

  • Achar erro de Português do Cespe é como o Mastercard: "Não tem preço." Rsrsrs
    No plano de suas atribuições administrativas e legislativas, os estados federados exercem competências remanescentes, razão pela qual estão inseridos na competência reservada dos estados-membros as atribuições que não constarem do rol de competências da União e dos municípios e que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos.
    O correto seria "inseridas", concordando com "as atribuiçãoes". ;)
  • O enunciado traz uma excelente definição do que são as competências remanescentes ou residuais dos Estados. Questão correta.

  • Confesso que misturar competência legislativa com atuação comum dos Entes foi um tanto, digamos, covarde...

  • Não o sei o que é pior errar essa questão ou ler o comentário da Richthofen de que a questão foi "covarde".

  • Quando as competências não forem da União ou dos Municípios que são expressas na CF, ficam resalvadas aos Estados. Que são chamadas de competências residuais ou remanescentes. Logo gabarito: certo

  • Em relação à organização político-administrativa do Estado federal brasileiro, é correto afirmar que: No plano de suas atribuições administrativas e legislativas, os estados federados exercem competências remanescentes, razão pela qual estão inseridos na competência reservada dos estados-membros as atribuições que não constarem do rol de competências da União e dos municípios e que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos.

  • GAB C

    Outra questão :

    A competência administrativa dos estados-membros é remanescente. Gab c