SóProvas


ID
2772154
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o caso hipotético vivenciado por uma equipe de saúde da família descrito abaixo.


      Um homem (Sr. X) de 67 anos, marceneiro aposentado, sempre comparecia à unidade com suas queixas, provocando uma sensação de impotência na equipe: estava medicado, diabetes controlada, mas o quadro depressivo vinha se mantendo inalterado. Um agente comunitário lembrou que o Sr. X sentia muita solidão, fato verificado na visita domiciliar. A equipe da Saúde da Família convidou a equipe de Saúde Mental e juntas elaboraram uma proposta de convidar o Sr. X para ensinar marcenaria aos adolescentes. Tanto o Sr. X como alguns adolescentes aceitaram a ideia e a proposta se concretizou.


      Com esse novo trabalho, o Sr. X foi melhorando: as queixas diminuíram, as visitas à unidade básica de saúde já não se repetiam tanto quanto antes. A equipe concluiu que o Sr. X precisava muito da convivência com outras pessoas, sentir-se útil, produtivo, incluído na sua comunidade, contribuindo de alguma maneira. A equipe resolveu viabilizar novas ações e acionaram o Conselho Gestor, o distrito de saúde e outras entidades da comunidade. 

Ao analisar o relato, no contexto da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • gabarito A.....o grupo conseguiu trabalhar de acordo com o modo de gestão da Política Nacional de Humanização que é centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva (planeja quem executa) e em colegiados que garantem o compartilhamento do poder, a coanálise, a codecisão e coavaliação.

  • Resposta: Letra A

    Letra B: modelo HORIZONTAL

    Letra C: a equipe NÂO fugiu da missão e valores traçados na ESF, pois a unidade básica de saúde pode realizar consultas, vacinas, curativos, entre outras ações.

    Letra D: o resultado positivo do trabalho NÂO foi uma exceção à regra. A atenção básica É um espaço privilegiado para a construção de um SUS humanizado, mesmo com poucos equipamentos e recursos.

    Letra E: Esse trabalho NÃO É EFÊMERO E É INERENTE as atividades dos profissionais de saúde. Outras equipes e/ou entidades da comunidade também podem e devem participar, além da ESF.