SóProvas


ID
2772157
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o caso hipotético vivenciado por uma equipe de saúde da família descrito abaixo.


      Um homem (Sr. X) de 67 anos, marceneiro aposentado, sempre comparecia à unidade com suas queixas, provocando uma sensação de impotência na equipe: estava medicado, diabetes controlada, mas o quadro depressivo vinha se mantendo inalterado. Um agente comunitário lembrou que o Sr. X sentia muita solidão, fato verificado na visita domiciliar. A equipe da Saúde da Família convidou a equipe de Saúde Mental e juntas elaboraram uma proposta de convidar o Sr. X para ensinar marcenaria aos adolescentes. Tanto o Sr. X como alguns adolescentes aceitaram a ideia e a proposta se concretizou.


      Com esse novo trabalho, o Sr. X foi melhorando: as queixas diminuíram, as visitas à unidade básica de saúde já não se repetiam tanto quanto antes. A equipe concluiu que o Sr. X precisava muito da convivência com outras pessoas, sentir-se útil, produtivo, incluído na sua comunidade, contribuindo de alguma maneira. A equipe resolveu viabilizar novas ações e acionaram o Conselho Gestor, o distrito de saúde e outras entidades da comunidade. 

De acordo com as Diretrizes para Organização das Redes de Atenção à Saúde do SUS, observa-se no relato que ocorreu

Alternativas
Comentários
  •  a)respeito aos princípios e diretrizes do SUS quanto à descentralização na gestão dos serviços e falhas quanto à integralização. 

     b)uma interferência da equipe da Saúde da Família na organização da Saúde Mental, não havendo a pactuação prévia do nível primário com o secundário. 

     c)a interferência da equipe de generalistas na equipe de especialistas, ferindo o principio da regionalização e hierarquização proposto pelo SUS. 

     d) uma quebra na verticalização da articulação entre os diferentes níveis de atenção, com a inexistência do encaminhamento teve um COMPARTILHAMENTOdo Sr. X para o nível secundário do sistema de saúde. 

     e)a aproximação das equipes da Saúde da Família e de Saúde Mental, facilitando/qualificando o processo de referência e contrarreferência, ao estimular o contato entre generalista e especialista.