SóProvas


ID
2772391
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta na Indústria Metalúrgica, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    https://sogi8.sogi.com.br/Arquivo/Modulo113.MRID109/Registro16913/anexo.pdf


    5.23.10.2 Os cames e as correspondentes chaves utilizadas para monitoração do escorregamento, função de parada em ciclo (golpe) individual e desabilitação temporária (muting), devem ser mecanicamente intertravadas de tal forma que fiquem ligados entre si para que as posições relativas entre os cames e entre as chaves não possam ser alteradas. Para prensas com velocidade variável, deve ser previsto um sistema adicional para a parada em ciclo (golpe) individual nas diversas velocidades. Todos os cames devem estar firmemente fixados ao eixo. Todos os cames e respectivas chaves devem ter enclausuramento, que só possam ser removidos ou abertos com auxílio de chaves e/ou ferramentas.

  • NR 12 - PRENSAS E SIMILARES


    3. Proteção da zona de prensagem ou de trabalho.

    3.1 As prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta ou de sistema de acoplamento equivalente de ciclo completo de fricção com acionamento por fuso e seus respectivos similares, não podem permitir o ingresso das mãos ou dos dedos dos operadores nas zonas de prensagem, devendo ser adotados os seguintes sistemas de segurança:

    a) enclausuramento com proteções fixas e, havendo necessidade de troca frequente de ferramentas, com proteções móveis dotadas de intertravamento com bloqueio, de modo a permitir a abertura somente após a parada total dos movimentos de risco, conforme alínea “a”, do subitem 2.1, deste Anexo e item 12.46 desta Norma; ou

    b) operação somente com ferramentas fechadas, conforme alínea “b”, do subitem 2.1 deste Anexo.


    Gab letra A