SóProvas


ID
2773003
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história brasileira é repleta de eventos em que determinados grupos promoveram ações de ruptura das regras do jogo político, visando à conquista do poder, de forma que, tradicionalmente, tais ações, em muitos casos, acabaram por compor a história da nação classificadas como golpes.

Em um desses eventos, o poder central determinou que o exército invadisse o plenário do congresso que estava em reunião para a elaboração da Constituição Brasileira, o que resultou na prisão de diversos deputados e na deportação de outros.

Esse episódio refere-se à

Alternativas
Comentários
  • A noite anterior à dissolução da Assembleia Constituinte foi chamada de "Noite da Agonia".

  • A assembleia era constituída por vários políticos de regiões diferentes e chegaram a terminar um esboço da constituição, apelidada de "constituição da mandioca", porém no seu conteúdo havia garantias e privilégios para a elite agrária e não a autonomia geral de Dom Pedro I

  • noite da agonia foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente. . O monarca mandou o invadir o , que não resistiu, não conseguindo evitar sua dissolução.

    item C

  • noite da agonia foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente. O monarca Pedro I mandou o  invadir o plenário da Assembleia Constituinte, que não resistiu, não conseguindo evitar sua dissolução. Vários deputados foram presos e deportados, entre eles os irmãos Andradas, José Bonifácio (o Patriarca da Independência), Martim Francisco e Antônio Carlos.

    Em documento assinado pelo Imperador e seus conselheiros em 13 de novembro de 1823, adotou-se, além da expatriação de ex-deputados, outras medidas repressivas — quais sejam, a vigilância policial sigilosa em locais de reunião e a prisão de quem se envolvesse em discussões públicas.

    Com a dissolução da Assembleia constituinte, Pedro I reuniu dez cidadãos de sua inteira confiança que, a portas fechadas, redigiram a primeira constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824, e que acabou fortalecendo o Poder Moderador.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_da_agonia