SóProvas


ID
2773510
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta pais e responsáveis por crianças e adolescentes e os profissionais da educação e saúde em relação ao ‘jogo’ Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa.

Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/jogo-baleia-azul-deixa-curitiba-em-alertaoito-ja-brincaram-com-morte/>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Esse foi um dos alertas, nos últimos meses, relacionados ao “jogo Baleia Azul” e à possibilidade de suicídios de adolescentes (13 a 17 anos) ligadas a ele.
Pode-se realizar uma relação desses possíveis suicídios com os tipos de suicídios de Durkheim, pois, para esse pensador, os indivíduos são determinados pela realidade coletiva. Assim, os suicídios gerados pelo “jogo” seriam classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Durkheim diferencia basicamente três tipos de suicídio:

    o suicídio do "egoísta" - falta de integração/pertencimento ao grupo social.

    O suicídio do " altruísta"- excesso de pertencimento, em que o indivíduo prioriza o grupo a sua própria vida

    O suicídio  "anômico", que como o nome sugere está no eixo da "regulação social", no caso ausência de normas. 

  • As jovens que participam desse jogo não se sentem integrados na sociedade e tendem a cometer suicídio , pois sabem que o último desafio é se matar

  • Boa questão

  • E. Durkheim elabora três tipos de suicídio para entender esse fenômeno na sociedade: o anômico, o altruísta e o egoísta. 

    O anômico diz respeito à ausência de regras capazes de assegurar a coesão social, o altruísta está relacionado ao excesso de laços que ligam a sociedade, e, em oposição ao altruísta, estão suicídio egoísta.

    Este se caracteriza por expressar a falta de laços e de integração dos indivíduos na sociedade. Nesse sentido, os suicídios relacionados ao jogo “baleia azul”, podem ser explicados pelo rompimento dos laços que os jovens possuíam junto a grupos sociais: família, grupos escolares. Dessa forma, o isolamento social desses jovens – fato agravado pelas tais “tarefas” do “jogo” – acabava por promover o desligamento dos mesmos em relação à sociedade. 

    Gabarito: A