SóProvas


ID
2774392
Banca
FUNDATEC
Órgão
UDESC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em referência à manutenção de pavimentos, qual alternativa tem a definição correta para: ”efeito que ocorre quando o asfalto dilata e não havendo espaço para ele ocupar, seja pelo baixo volume de vazios ou pelo excesso de ligante, cria-se uma superfície brilhosa, geralmente na trilha das rodas”?

Alternativas
Comentários
  • Pelo o que sei a exsudação é um fenômeno que ocorre devido ao excesso de ligante....

  • Exsudação de Asfalto na Camada de Rolamento A exsudação ou o aparecimento de material betuminoso, sem o respectivo agregado, na superfície da camada de tratamento superficial, pode ocorrer por diversos motivos, dentre os quais destacam-se:


    b.1) Taxa excessiva de betume na execução da imprimadura ou do revestimento.


    b.2) Execução do tratamento superficial sobre: – Imprimadura mal “curada”, e/ou logo após chuvas, sem esperar a secagem completa. – Imprimadura aplicada sobre a base úmida, isto é, que não secou suficientemente.


    b.3) Penetração do agregado do revestimento na base, com deslocamento do material betuminoso, juntamente com algum solo da base, para a superfície. Esse tipo de exsudação é provocado pelo tráfego, em função da sua intensidade. A possibilidade dessa ocorrência deve levar à especificação e execução da camada anticravamento. Os solos dos tipos II e IV são mais suscetíveis a esse problema. No caso de bases de SLAD, pode ocorrer o exposto em b.1) e b.2); não ocorre o apresentado em b.3) por causa da maior resistência da interface base-revestimento e da existência de agregados da base que afloram em sua superfície não permitindo, assim, o cravamento do agregado do revestimento.


    c) Escorregamentos Considerando que o revestimento foi bem dosado e executado, esse defeito está ligado, predominantemente, à ocorrência de lamelas na parte superficial da base. Essas lamelas, sob a ação do tráfego, ocasionam ondulações no revestimento, provocando seu trincamento e posterior escorregamento. Isso provoca a formação de panelas, cuja evolução pode ser extremamente rápida nos solos dos tipos III e IV, para o caso de ALA e SAFL. Os procedimentos para evitar os defeitos apontados acima são: – Compactação adequada das camadas da base e dos acostamentos. – Perfil longitudinal com declividade mínima de 1% nos cortes e raspagens. -Seção transversal adequada, incluindo a execução da plataforma com acostamento, corte imprimado a 45º e o plantio de grama imediatamente após a construção. – Especificação e execução da camada anticravamento e de capa de rolamento adequada ao tipo de tráfego. Nos pavimentos cuja base é de SLAD, somente haverá escorregamento se houver lamelas construtivas.


    Ou seja esse material brilhante seria o ligante asfaltico? Alguma luz?

  • Ao dimensionar uma mistura, caso exista menos vazios, (o que ocorre muitas vezes pois temos malandros tentando colocar maior teor de ligante encarecendo o valor final. Quando se tem poucos vazios o ligante acaba sendo comprimido e "saindo" para a superfície com esse "brilho".

    Pode gerar derrapamentos além da própria vida útil do pavimento pode ser comprometida.

  •  Exsudação: é caracterizada pelo surgimento de ligante em abundância na superfície, como manchas escurecidas, decorrente em geral do excesso do mesmo na massa asfáltica.

    Somente com as informações disponíveis ficou meio difícil de responder.