SóProvas


ID
277510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a elaboração e arranjo de cabeçalhos de assunto,
índices e linguagens documentárias, julgue os itens subsequentes.

Os índices do tipo KWIC (key-word in context) são vantajosos por não exigirem esforço intelectual na indexação dos documentos, no entanto, apresentam a desvantagem de reduzirem o índice de revocação do sistema de recuperação.

Alternativas
Comentários
  • Só uma pergunta reduzir o índice de revocação não é uma vantagem?

  • O aumento da precisão é uma vantagem dos índices pré-coordenados.

    Por outro lado, os índices pré-coordenados, dificultam a representação da multidimensionalidade das relações entre os termos, diminui a flexibilidade na indexação, e diminui a revocação.

  • Deveria ser uma vantagem, né, Diego!

     Alias, acho um retardamento a gente ter que saber tudo desses índices e na prática nunca ter lidado com um. A AUTOMATIZAÇÃO/recuperação cada vez mais incrementada e a gente estudando coisas bacanas láááá dos anos 50. Poderia ter bibliotecários nessas bancas e colocar questões que realmente avaliassem....

  • Concordo Val, atualmente tem novos assuntos que são essenciais para práticas bibliotecárias. FRBR, RDA, Web semântica, ontologias, bibliotecas digitais etc
  • Não existem esforço intelectual? A indexação por si só já é uma atividade intelectual! Sinceramente não entendi essa questão.
  • KWIC a construção desse tipo de índice não envolve esforço intelectual, pois não há análise do documento. Cada palavra que aparece em um título torna-se um ponto de entrada. A desvantagem é a diminuição da revocação, pois os demais assuntos de que o documento trata, mas não estão no seu título, não constarão no índice.

    Gabarito: C

  • A primeira aplicação realizada por Luhn foi para a produção do índice Key Word in Context (KWIC), elaborado a partir da rotação automática das palavras significativas dos títulos. (por isso não existe esforço intelectual)

    O processo de indexação automática baseia-se, segundo Robredo, "na comparação de cada palavra do texto com uma relação de palavras vazias de significado, previamente estabelecidas, que conduz, por eliminação, a considerar as palavras restantes do texto como palavras significativas".

    A indexação automática é um processo que pode utilizar diferentes métodos desenvolvidos para programas de computador. Essa operação, ainda segundo Robredo, é objetiva, pois utiliza sempre os mesmos programas para extração de termos significativos dos documentos. O aspecto de inconsistência devido à subjetividade da indexação manual é eliminado, possibilitando uma melhor recuperação.

    No entanto, a indexação manual apresenta melhores índices de revocação e precisão, segundo Van der Meulen & Janssen

    Gabarito: Certo