-
A – F, indica uma quantidade muito grande
B – V, não tem cardinal correspondente pois se refere à expressão: “n” vezes (=várias vezes). Não existe o cardinal “n”, que é uma letra, não um número.
C – F, onze é cardinal em lugar de ordinal
D – F, não deveria ser um número fracionário, mas ordinal.
E – F. Algarismos romanos até o nove devem ser pronunciados como ORDINAIS
Edit 1 (03/04/2019): Com relação a "E">> "Todavia, no que se refere a enumeração de reis, papas, capítulos de livros e séculos, recomendam os gramáticos que se leiam como ordinais até o décimo" (Fonte 1: https://oab.grancursosonline.com.br/o-juridiques-algarismos-romanos/, fonte 2: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/seculo-dez-ou-seculo-decimo/n1237640135977.html ) - Obrigada ao colega Rodrigo jp pela dica!
Gabarito: B
-
Enésimo é o número que ocupa uma posição n dentro de uma sequência, podendo assumir qualquer valor enquanto um número ordinal.
Na linguagem informal, usa-se a expressão "pela enésima vez" para demonstra algo que já foi feito inúmeras vezes. É uma atividade que se torna cansativa, o termo enésimo neste uso sugere um pesar, uma exaustão por perder as contas de quantas vezes já foi realizado o ato em questão, sem sucesso.
Fonte: https://www.significados.com.br/enesimo/
-
O cardinal indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto.
É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá ideia de hierarquia: Primeiro, segundo, terceiro, etc.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_cardinal
Foco, força e fé!
-
Dica pra diferenciar ordinal e cardinal:
Ordinal indica ordem.
-
Sonalle, algarismos romanos até o 9 devem ser pronunciados como ordinais somente se estiverem se referindo a artigos, capítulos, parágrafos. Caso se refiram a papas, séculos e reis, deverá ser ordinal até o 10. Ex: Papa Pio Décimo, Artigo Dez........
-
Os numerais podem ser cardinais ou ordinais.
O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.
Em geral, aprendemos e nos acostumamos tão facilmente a passar do ponto de vista cardinal para o ordinal, que quase não distinguimos mais essa diferença.
Num exemplo simples: o mês de setembro é composto de 30 dias. O número 30 indica o total, a quantidade absoluta, de dias desse mês. Trata-se, portanto, de um número cardinal.
Porém, empregamos outro ponto de vista quando dizemos "dia 30 de setembro". Nesse caso o número 30 não está sendo usado para indicar os 30 dias do mês, mas o trigésimo dia de setembro, especificando o seu lugar na ordem de sucessão dos dias desse mês, explicando uma ordem. Trata-se, então, de uma utilização ordinal.
Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/cardinais-e-ordinais-aspectos-do-numero.htm?cmpid=copiaecola
Em 28/05/19 às 04:47, você respondeu a opção E.! Você errou!
Em 27/04/19 às 07:23, você respondeu a opção C.! Você errou!
-
Cardinais: quantidade
Ordinais: indica ordem, não possuem cardinais correspondentes
gab: b
-
Diferença
- Cardinal indica Contagem
- Ordinais indica Ordem