SóProvas


ID
2776504
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Buscando a sistematização do estudo das falhas em tubulações industriais e suas diferentes causas, as principais normas internacionais procuram classificar as tensões com relação a sua origem e ao tipo de falha.

Desse modo, dentre as opções a seguir, aquela que apresenta um tipo de carregamento indutor de tensões secundárias em uma tubulação é:

Alternativas
Comentários
  • A distribuição de temperatura em uma peça pode causar tensão térmica (tensões causadas por dilatação térmica, processos de condução de calor e calor específico do material).

  • O peso da tubulação gera momento fletor que irá gerar tensão normal nas paredes.

    A pressão interna também gera tensão normal nas paredes. Em sistemas hidráulicos onde a bomba é de deslocamento positivo deve-se tomar cuidado com a obstrução da passagem pois esta aumenta continuamente a pressão que gerará tensões na tubulação.

    Variações térmicas causam dilatação térmica e sim gera tensões internas, porém isso só ocorre com um grande gradiente de temperaturas: resfriamento ou aquecimento elevado ou a especificação incorreta do material da tubulação.


    Não entendi porque a resposta é C.

  • O comando da questão se refere a tensões secundárias.

    Para efeito de projeto mecânico o peso da tubulação é, geralmente, desconsiderado.

    A pressão interna é tensão primária e possui duas componentes, longitudinal e circunferencial. Porquê é primaria? Porque sempre existirá quando houver pressão interna.

    Em contrapartida a tensão térmica só ocorre se houver uma restrição de movimento no qual o tubo fica "comprimido" porém isso só ocorre se houver restrição. Por isso é considerada tensão secundária.

  • JOventino de Oliveira Campos creio que vc tenha respondido a questão sem perceber, devdo a seu módulo baixo essas tensões térmicas são consideradas secundárias pelo menos em relação às demais citadas.