SóProvas


ID
2777194
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O ISSAI 100 define auditoria operacional como o tipo de auditoria que foca em determinar se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"

     

    2. Além desse tipo de auditoria, cuja importância se mantém, há um outro tipo de auditoria igualmente importante--a auditoria operacional--cuja finalidade é verificar o desempenho, a economia, a eficiência e a efetividade da administração pública.

     

     

    FONTE: NORMAS INTERNACIONAIS DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES (ISSAI) NIVEL 1 e 2, TCU, 2010.
     

  • Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão
    operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade,
    bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo
    critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são
    analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar
    recomendações para aperfeiçoamento.
     

    Fonte: http://www.intosai.org/fileadmin/downloads/downloads/4_documents/ISSAI_400_Portugues.pdf

    Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público.

     

  • QUESTÃO DE PRINCÍPIOS

  • Auditoria operacional está relacionada aos E's: economia, eficiência e efetividade.


    Gabarito alternativa C

  • Auditoria operacional:

    Foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

    Gabarito C

    Fonte: PDF estratégia-Prof. Claudenir Brito

  • De acordo com a ISSAI 100, existem 3 tipos de auditorias no setor público: Financeira, operacional e conformidade.

  • RESOLUÇÃO: Questão trata dos tipos de auditoria. Vamos lembrar o conceito de Auditoria Operacional:

    “Consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.”

       

    Portanto, quando se falar nos “Es”: eficiência, eficácia e economicidade, a classificação será auditoria Operacional. Correta a letra C. As letras A, B e D tratam da auditoria de conformidade, uma das classificações de auditoria de regularidade. A letra E tenta enganar o aluno com a palavra “em operação”, que nada tem relação com auditoria Operacional.

  • Auditoria Financeira/Contábil: aumentar o grau de confiança por parte dos usuários, elaborar relatório e comunicar o resultado da auditoria

    Auditoria Operacional: promover governança econômica, efetiva e eficaz; contribui para accountability e transparência

    Auditoria de Conformidade: avaliação independente para determinar se o objeto está em conformidade com os critérios.

    Fonte: INTOSAI.

  • Gab. Letra C

    Auditoria financeira (contábil) foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro. Consiste na obtenção e avaliação de evidências para emissão de uma opinião com relação à adequação das demonstrações contábeis de uma entidade.

    Auditoria operacional (desempenho ou gestão) foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

    Auditoria de conformidade (compliance, regularidade ou de asseguração) foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos. “Medir a aderência dos fatos encontrados com as normas aplicáveis.”

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão que cobra a NBASP nível 2. 

    As NBASP são normas de auditoria específicas para os tribunais de contas brasileiros. Elas foram emitidas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que é meio que uma escola corporativa para os tribunais de contas.

    As NBASP são traduções das normas da INTOSAI (originalmente publicadas em inglês) para português.

    No caso da NBASP nível 2, seu primeiro capítulo trata sobre a NBASP 100 (ISSAI 100), que estabelece os princípios fundamentais de auditoria no setor público.

    Segundo a ISSAI 100 (NBASP 100, componente da NBASP nível 2), auditoria operacional pode ser assim definida:

    "Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento."


    Portanto, 
    gabarito do professor: C.
  • a)      Incorreta. Se o foco é na informação financeira de acordo com o marco aplicável, temos uma auditoria financeira.

    b)      Incorreta. Se a norma é o critério aplicável, então temos uma auditoria de conformidade.

    c)      Correta. Falou em economicidade, eficiência e efetividade, falou em auditoria operacional!

    d)      Incorreta. Se a norma é o critério aplicável, então temos uma auditoria de conformidade.

    e)       Incorreta. Se o foco é na informação financeira, temos uma auditoria financeira.

    Resposta: C