SóProvas


ID
2777200
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em auditoria, risco é a possibilidade de que uma distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro, passe despercebida e cause manifestação incorreta do auditor. Acerca dos riscos e seu controle:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    a) 4. Para fins das normas de auditoria, os termos têm os seguintes significados: [...]
    (e) Risco significativo é o risco de distorção relevante identificado e avaliado que, no julgamento do auditor, requer consideração especial na auditoria.

     

    b) 5. O auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para a identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nos níveis das demonstrações contábeis e das afirmações. Os procedimentos de avaliação de riscos por si só, porém, não fornecem evidências de auditoria apropriada e suficiente para suportar a opinião da auditoria.

     

    c) 6. Os procedimentos de avaliação de riscos incluem:
    (a) indagações à administração, às pessoas apropriadas da auditoria interna (se houver essa função) e a outros na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informações com possibilidade de auxiliar a identificação de riscos de distorção relevante causados por fraude ou erro.

     

    d) 11. O auditor deve obter entendimento do seguinte: [...]
    (b) a natureza da entidade, incluindo:
    i) suas operações;
    ii) suas estruturas societária e de governança;
    iii) os tipos de investimento que a entidade está fazendo e planeja fazer, incluindo investimentos em entidades de propósito específico; e
    iv) a maneira como a entidade é estruturada e como é financiada.

     

    e) 8. Se o sócio do trabalho executou outros trabalhos para a enitdade, ele deve considerar se as informações obtidas nesses trabalhos são relevantes para a identificação de riscos de distorção relevante.

     

    Fonte: NBC TA 315 - Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente

  • Com relação à fraude, o auditor deve: a identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis decorrente de fraude;

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar essa questão sobre risco de auditoria. Bora!


    a) Correta. Entre todos os riscos identificados pelo auditor, alguns vão requerer uma consideração especial. Nas demonstrações contábeis, esses riscos mais significativos podem ocorrer, por exemplo, em operações cujos cálculos são muito complexos (maior probabilidade de errar, daí o maior risco) ou em decisões contábeis nas quais o auditado tenha muita discricionariedade (muita liberdade na decisão, daí o maior risco). Nesses casos, o auditor elege esses riscos como significativos.


    b) Incorreta. Na avaliação de riscos, o auditor exerce o julgamento profissional sobre quais riscos são significativos ou não. Esses riscos podem se confirmar ou não. Ou seja, a avaliação de risco pode ser confirmada ou não, com base nas evidências obtidas.

    No entanto, as evidências só são obtidas na aplicação das TÉCNICAS DE AUDITORIA (inspeção, observação, recálculo, etc). Ou seja, não há relação nenhuma entre avaliação de risco e fornecimento de evidência.


    c) Incorreta. Quando o auditor está avaliando riscos, ele precisa obter um entendimento da entidade que está avaliando, isto é, compreender como as coisas funcionam, como são estruturadas as operações relacionadas às demonstrações contábeis e etc.

    Nesse processo de entender como as coisas funcionam, a indagação representa uma importante ferramenta para o auditor, pois ele pode captar diferentes percepções sobre as operações que levam a elaboração das demonstrações contábeis


    d) Incorreta. Pelo contrário! É totalmente relevante. Se você está auditando uma companhia que tenha ações negociadas na bolsa (estrutura societária pulverizada), você tem um menor controle do dono da companhia, o que caracteriza um tipo de risco.

    Mas se você auditar uma empresa cujas decisões são tomadas por um único proprietário, o risco é outro.

    A natureza da entidade também faz o risco mudar de uma entidade para a outra. Auditar um banco apresenta riscos diferentes de auditar uma mineradora, por exemplo.


    E) Incorreta. Pelo contrário, o auditor deve usar sua experiência para identificar áreas de maior risco. Se ele está auditando uma seguradora, por exemplo, pode considerar áreas de maior risco identificadas em outras auditorias que eles fez sobre seguradoras.


    Gabarito: A