-
Gabarito D
Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
Procedimentos de confirmação externa:
Ao usar procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmação externa, incluindo:
(a) determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas;
(b) seleção da parte que confirma apropriada para confirmação;
(c) definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor;
(d) envio das solicitações, incluindo 2º pedido, quando aplicável, para a parte que confirma.
-
A- a ADM pode negar a confirmação externa.
NBC TA 505
No caso da administração se recusar a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação, o auditor deve:
(a) indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência de auditoria sobre sua validade e razoabilidade (ver item A8);
(b) avaliar as implicações da recusa da administração na avaliação do auditor dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, época e extensão de outros procedimentos de auditoria (ver item A9); e
(c) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável (ver item A10).
B- pode ser suprida por procedimentos alternativos
C- confirmação positiva tem peso maior.
Solicitação de confirmação positiva é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas.
Solicitação de confirmação negativa é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.
15. As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria menos persuasiva que as confirmações positivas
E- se a confirmação é relevante e confiável, pra que vai ficar caçando mais coisa? Rs
-
Sobre a alternativa E)
NBC TA 505 - Confirmações Externas
Objetivo
5. O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
Avaliação da evidência obtida
16. O auditor deve avaliar se os resultados dos procedimentos de confirmação externa fornecem evidência de auditoria relevante e confiável, ou se são necessárias outras evidências de auditoria (ver itens A24 e A25).
Resumindo:
A evidência É Relevante e Confiável => OK, fim de papo.
A evidência NÃO é Relevante e Confiável => buscar outras evidências de auditoria.
-
A 'confirmação externa' também poderá vir numa prova como 'circularização'.
-
Letra (d)
A questão aborda um dos tipos de procedimentos de auditoria que o auditor utiliza durante a realização de seus trabalhos, qual seja, a circularização (confirmações externas ou confirmações com terceiros). Segundo a NBC TA 505, “confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio”.
INSPEÇÃO: fornece certeza de existência, física ou não, de objeto verificado. Atende a autenticidade, quantidade e qualidade;
CIRCULARIZAÇÃO: conhecida como Confirmação externa. Confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade.
REVISÃO ANALÍTICA: verifica comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades, etc. Identifica situações ou tendências atípicas.
CONCILIAÇÕES: verifica a compatibilidade entre saldo das contas sintéticas com o das contas analíticas. Confronto dos registros.
-
Vejamos item por item.
Item A: a administração pode negar o pedido de confirmação externa. Segundo a NBC TA 505, no caso da administração se recusar a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação, o auditor deve:
- Indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência de auditoria sobre sua validade e razoabilidade;
- Avaliar as implicações da recusa da administração na avaliação do auditor dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, época e extensão de outros procedimentos de auditoria; e
- Executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
Portanto, alternativa INCORRETA.
Item B: A avaliação do auditor, quando levada em consideração a confirmação externa juntamente com outros procedimentos de auditoria possivelmente aplicados pelo auditor, pode ajudá-lo a concluir se foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente ou se é necessário executar procedimentos adicionais de auditoria. Portanto, a confirmação externa pode ser suprida por outros procedimentos, dependendo da avaliação do auditor. INCORRETO
Item C: a confirmação positiva tem peso maior. Portanto, as confirmações negativas fornecem evidência de auditoria menos persuasiva que as confirmações positivas. INCORRETO
Item D: Segundo a NBC TA 505, ao usar procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmação externa, incluindo:
(a) determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas;
(b) seleção da parte que confirma apropriada para confirmação;
(c) definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor; e
(d) envio das solicitações, incluindo 2º pedido, quando aplicável, para a parte que confirma. CORRETO
Item E: O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável. O auditor deve avaliar se os resultados dos procedimentos de confirmação externa fornecem evidência de auditoria relevante e confiável, ou se são necessárias outras evidências de auditoria. Resumindo: se a evidência é relevante e confiável, fim de papo. Se a evidência NÃO é relevante e confiável, buscar outras evidências de auditoria. INCORRETO
Gabarito: alternativa D.
-
Sim
-
A- Errado. A ADM poderá se recusar a assinar as cartas. Naturalmente, isso não ajuda na auditoria, mas tecnicamente, é possível, já que o auditor não possui nenhum poder coercitivo.
B- Errado. Embora os procedimentos possam ser mais ou menos persuasivos conforme o caso, é possível aplicar procedimentos alternativos.
C – Errado. A confirmação negativa tende a ser menos persuasiva.
D – Certo. O mínimo que se espera do auditor é organização sobre respostas e não-respostas.
E – Errado. Isso é questão de julgamento profissional.
-
"Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia"