-
Letra (B)
Eficácia/Eficaz = alcançar ou atingir o resultado ou a meta (os 600.000 aparelhos foram distribuídos)
Eficiência/Eficiente = CxB (custo-benefício, $) (gastou mais do que o previsto = ineficiente)
Efetividade/Efetiva = impacto externo
-
Letra (b)
Isso está mais para Adm Geral, que AFO.
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos. Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência. É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.
Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.
Efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.
Giovanna Carranza
-
Gabarito. B
Comentários: Olha a bonita da Administração se enxerindo para o lado de AFO! De fato, ao conseguir cumprir a meta de distribuição dos aparelhos mostrou que a ação foi EFICAZ, embora tenha sido de forma INEFICIENTE, pois foi necessário um recurso maior do que o previsto para a execução da ação.
-
EFICIÊNCIA: reduzir os gastos (com recursos financeiros, humanos, etc...)
EFICÁCIA: atingir resultados (números, por ex.)
EFETIVIDADE: o impacto da ação
Logo, a ação foi INEFICIENTE pois foram gastos mais recursos do que o planejado e EFICAZ, pois se atingiu o número planejado de distribuição de aparelhos.
-
Economicidade: é a minimização dos custos dos recursos utilizados na execução das ações, sem comprometer os padrões de qualidade. Demonstra a capacidade de gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição;
Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade;
Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos;
Efetividade: é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações.
-
Alcançou o objetivo? Sim, portanto, eficaz.
Gastou mais do que devia? Sim, logo, ineficiente.
-
GAB: B
Eficaz: pq atingiu o objetivo de 600.000 aparelhos
Ineficiente: pq custou mais do que previsto.
-
Uma observação importante, ao contrário do que muitos devem imaginar, a ação também teria sido ineficiente se tivesse gastado menos do que o planejado.
-
Eficaz: porque atingiu a meta de 600.000 aparelhos distribuídos;
Eficiente: É fazer mais com menos como, por exemplo, distribuir os 600.000 aparelhos a um custo menor que 102.000.000 planejados. Como ele distribuiu os 600.000 a um custo maior que o planejado (valor gasto: 106.800.000), dizemos que ele foi ineficiente (oposto de eficiente).
Resposta: Letra B.
-
Pessoal, quanto a efetividade
Podemos considerar que a ação descrita no enunciado foi Efetiva ou não efetiva?
-
Se o enunciado tivesse dado alguma pista sugerindo "mudança de realidade" "ou "atendimento dos anseios da população" diríamos que foi efetiva. Como nada foi dito a respeito disso, não podemos dizer se foi efetiva ou não.
-
Essa história da qualidade na última frase foi só um drible pra fazer a gente marcar que foi efetiva.
-
Como bem apontou o colega mestre dos concursos, eficiência é usar os recursos de forma adequada sem margens para mais ou menos.
Gaba b
-
-
A questão não tratou da Efetividade (Impacto da ação na sociedade).