A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos relacionados aos modelos teóricos de Administração Pública. Para responder corretamente, devemos apontar a qual dos modelos apresentados nas alternativas pertencem as características apresentadas no enunciado.
A - INCORRETA. Inexiste um modelo de Administração chamado de "Societal".
B - INCORRETA. Na administração patrimonialista não existiam carreiras organizadas no serviço público, muito menos o estabelecimento de divisão do trabalho. Todos os cargos eram livremente escolhidos pelo soberano, que, por óbvio, os direcionavam a parentes diretos e amigos da família. Outra prática comum era a troca de favores por cargos públicos. A regra geral era que quem detinha um cargo o considerava como um bem próprio. Os cargos denominavam-se prebendas ou sinecuras, e quem os exercia usufruía do status de nobreza real.
C - INCORRETA. Não existe um modelo teórico de administração chamado de "Corporativa".
D - CORRETA. É no modelo gerencial que ocorre a incorporação à gestão pública de características como a flexibilidade gerencial baseada na descentralização, no foco em resultados, na redução de custos associada à melhoria da qualidade nos serviços públicos e na promoção do controle social fazem parte do modelo de administração denominado. A Administração Pública gerencia busca inspiração na administração de empresas privadas, sem, no entanto, com elas se com ela se confundir. Houve uma adaptação do da administração gerencial privada à realidade pública.
Após analisar as alternativas, concluímos que o enunciado se referia à Administração Pública Gerencial.
GABARITO: D