SóProvas


ID
2778409
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Avaliação é o processo de análise documental utilizado para definir os prazos de guarda e destinação final dos documentos.

Assinale a opção que contém instrumento originado a partir do processo de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Tenha sempre em mente que a Tabela de Temporalidade é fruto do processo de avaliação.

     

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento fundamental da avaliação, pois ela registra o ciclo de vida dos documentos. Nela devem constar os prazos de arquivamento dos documentos no arquivo corrente, de sua transferência ao arquivo central ou intermediário, e de sua destinação final, quando se determina sua eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente. Nesse instrumento é importante registrar também os documentos que deverão ser reproduzidos em outros suportes (microfilmagem, digitalização etc.).

  • Gab. C


    Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    Registra-se também o ciclo de vida dos documentos. Cabe reforçar que nela devem constar os prazos de arquivamento dos documentos no arquivo corrente, de sua transferência ao arquivo intermediário, e de sua destinação final, quando se determina sua eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente

    A Tabela é um instrumento dinâmico de gestão de documentos, por isso precisa ser periodicamente atualizada.


    Atenção! Nas provas, costuma aparecer a atividade de classificação de documentos, o que não é correto. A avaliação dos documentos de arquivo consiste em identificar seus valores (primário/administrativo ou secundário/histórico) e definir prazos de guarda.


    Fonte: Prof. Lincoln Barros (Ponto dos Concursos)


  • Gabarito: C

  • C

  • O processo de avaliação de documentos é a realizado pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD). Essa comissão é responsável por definir o valor de cada documento de acordo com a função que ele representa. Esse trabalho vai ter como resultado a tabela de temporalidade da instituição, que é o instrumento responsável por definir por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além da sua destinação final - que pode ser a eliminação ou guarda permanente.

    Gabarito do Professor: C


  • Resolução: O processo de avaliação de documentos é a realizado pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD). Essa comissão é responsável por definir o valor de cada documento de acordo com a função que ele representa. Esse trabalho vai ter como resultado a tabela de temporalidade da instituição, que é o instrumento responsável por definir por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além da sua destinação final - que pode ser a eliminação ou guarda permanente.

    Resposta: C

  • Falou em prazo de Guarda, a resposta é tabela de temporalidade em quase todas as questões. Não posso falar que é em todas devido a pegadinhas.

  • GABARITO: LETRA C

    A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.

    FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS. “... processo de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins de definição de seus prazos de guarda e destinação, seja para eliminação ou para guarda permanente. O instrumento resultante da avaliação é a Tabela de Temporalidade de Documentos.”

    TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO. "Instrumento aprovado por autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente), define prazos para a guarda temporária (vigência, prescrição e precaução), em função de seus valores administrativos, legais, fiscais e determina prazos para sua transferência, recolhimento e eliminação."