- 
                                Foi minha anáçise Mauricio 
- 
                                Maurício e Érica,   Peço licença para discordar de vocês. Pensem o seguinte: imaginem esse processo, no qual o cliente solicitou tal joia. O fabricante iniciará comprando/separando a pedra preciosa. Não entendo os processos de uma confecção de uma joia (nem tenho dinheiro pra comprar uma..kkk), mas acredito que ela passará por alguns processos, entre eles a lapidação e outros. Vejam que a peça se desloca para os processos e não os processos para a peça (estacionário).   Além disso, vejam que ele não disse que o fabricante tem portfólio com outros produtos. O leiaute por produto acontece quando a empresa tem produtos diferentes e dá atenção especial a cada um deles, como é o caso da Mitsubishi, que fabrica carros, motos e até aqueles secadores de mão para banheiros.   Basicamente, é isso.     Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.    @bizuadm   Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.  (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos) 
- 
                                Se for produção por encomenda, certeza que será produzido uma joia por vez (o que já remove a possibilidade do layout por processo). Além disso, as máquinas do joalheiro ficam paradas na oficina, e a joia passa por cada uma delas para sua respectiva lapidação, portanto layout por produto. Ao meu ponto de vista, a questão deveria ser anulada. 
- 
                                O tipo de processo mais adequado é o de processo   ta serto   
- 
                                FGV e novas doutrinas. 
- 
                                Mano, daa onnndeeee eles estão tirando essas coisas? 
- 
                                Nunca nem vi   
- 
                                Em um layout por processo, as estações de trabalho não são organizadas em uma sequência fixa. Em vez disso, cada estação de trabalho é relativamente autônoma e um produto vai para qualquer estação de trabalho que seja necessária para realizar a operação seguinte para completar o produto. O layout por processo normalmente é adequado para ambientes fabris que produzem uma série de produtos sob encomenda, cada um deles adequado às necessidades de um diferente tipo de cliente 
- 
                                QUE MATÉRIA TERRÍVEL ! TUDO MENOS ADMINISTRAÇÃO. 
- 
                                Existem vários tipos de layouts de produção, sendo que cada um é mais adequado a certo tipo de processo produtivo. Os três principais tipos são: 
 
 Layout por produto ou linear no qual o produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos. É aplicável em linhas de montagem como a fabricação de automóveis.
 
 Layout por processo ou funcional, é aplicado, por exemplo, quando são fabricados produtos com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos.
 
 Layout fixo ou posicional, no qual o produto permanece fixo no local enquanto máquinas e pessoal se movimentam executando as tarefas de produção. É o caso da fabricação de um navio.
 
 
 
 Fonte: http://www.sispro.com.br/blog/o-que-e-layout-de-producao/ 
 
 
- 
                                O leiaute de processo é utilizado quando as máquinas e as pessoas são dispostas por especialidade, e os materiais se deslocam ao longo das seções, até o seu acabamento. É o leiaute utilizado quando o produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo. Sua principal vantagem é a flexibilidade. As desvantagens são os custos elevados de produção e de movimentação de materiais. O leiaute de processo é também denominado leiaute funcional. Ele é muito utilizado no sistema de produção em lotes, que provoca paralizações intermitentes quando um lote termina e outro é iniciado. Nesses intervalos de mudança de lote, podem ocorrer ociosidade e ritmo irregular de produção. Quase sempre, uma área maior de espaço útil é necessária é necessária para o armazenamento temporário de materiais em processamento.
 Fonte: Estratégia Concursos.
 
- 
                                Gabarito C: o de processo. Para formar as joias, são realizados alguns procedimentos: Laminação: O processo de laminação faz com que os metais passem por rolos compressores e ganhem a espessura e forma adequadas.Recozimento: O recozimento aquece o metal até que ele fique incandescente para que possa ser retrabalhado.Trefilação: são feitos os fios de ouro, assim como tubos e outras peças maleáveis. Fundição: o metal líquido é colocado em moldes, que atribuirão uma forma quase final à joia e variam em tamanho e complexidade.Soldagem: é utilizada para unir duas faces de uma peça. Lixamento: as rebarbas — pequenas imperfeições nos fios — são eliminadas por meio do uso de lixas.Rebarbação: é bem similar ao lixamento, e também envolve a abrasão e o serramento das peças.Polimento: O polimento é o processo em que a joia tem seus riscos e marcas de solda removidos com o uso do politriz, uma escova sintética que gira em alta velocidade para retirar as últimas imperfeições.Banhagem ou galvanoplastia: é similar à cromagem de carros: as joias são mergulhadas em ligas de ouro, e estas, por sua vez, são transferidas para a base por meio de reações eletroquímicas, para que as peças pareçam maciças.Acabamento: Por fim, é necessário fazer os acabamentos em ourivesaria, e, para isso, existem inúmeras técnicas que podem ser aplicadas para dar personalidade às joias. Veja alguns tipos de acabamento: polido: liso e brilhante, quase como um espelho; acetinado: acabamento brilhante, porém fosco; diamantado: brilhos cintilantes conferido por irregularidades feitas com brocas; filigrana: fios entrelaçados, que dão aspecto rendado à joia; craquelado: rachaduras e sobreposição de folhas de ouro. Fonte: https://www.bautz.com.br/blog/producao-de-joias/ 
- 
                                
                            
- 
                                a) Estacionário - O produto fica imóvel enquanto as pessoas ou processos vão até ele para construi-lo ou produzi-lo Ex: construção de um prédio. Errado: a joia circula pelo processo b) Produto - O produto vai sendo formado ao longo da cadeia de produção Ex: linha de produção de um carro ( ford)(filme do Chaplin - tempos modernos) Errado: A joia é por "encomenda", produção personalizada, caracteristicas  não padronizadas c) Processo - Diferentes áreas com funções especificas que agregam valor ao produto Ex: produção de produtos por encomenda. Correta: Na produção da joia por encomenda ela deverá ser levada para diferentes áreas da produção, não necessariamente padronizadas,  por conta da sua personalização, por exemplo, caso o cliente A queira polimento extra ela passará por essa etapa e caso o cliente B não queira polimento extra a joia não passará por essa etapa d) Posicional = Fixo = Estacionário = Alternativa a e) Linear = Produto = Linha de montagem = Alternativa b Fonte: professor do QC + vivencia rs 
- 
                                Gabarito C: Pra quem ficou na dúvida entre "por produto/ linear/ em linha" e "por processo":   Por produto, é o produto que vai transitar pela fábrica, ganhando novas aplicações em SÉRIE (todos os produtos iguis recebem os memos adereços). NÃO PERMITE CUSTOMIZAÇÃO   Por processo, é o produtor que seleciona os materiais que serão utilizados naquele produto. PERMITE CUSTOMIZAÇÃO 
- 
                                25_05_2019 errei Gab  c 
- 
                                estacionário= fazer um prédio (vai ficar no lugar que foi feito) produto= montagem de um veículo  processo= uma joia personalizada (transição em cada parte) posicional= "estacionário" linha= "produto"       
- 
                                banca cobrando implicitamente a noção de processamento de jóias... tenso !  
- 
                                Tipo de Processo é Processo? kkkkkk   Sei que a Doutrina está correta, mas o enunciado está bem comprometido. 
- 
                                De acordo com RENNÓ (2013), o layout (ou leiaute) relaciona-se com o modo como os equipamentos, máquinas e materiais estão “arrumados” na empresa. Alguns aspectos a serem observados são: se os corredores de escoamento são largos o bastante, se os materiais estão guardados de forma a serem facilmente encontrados, se as instalações estão adequadas ao tipo de material guardado etc..   Já os arranjos físicos do layout podem ser de quatro tipos diferentes:   Posicional ou de Posição Fixa - as pessoas e os materiais são "arranjados", mas o produto não se move. Esse arranjo é típico em montagem de avião.   Celular - Junta em um único local os recursos necessários ao processamento de um determinado produto.   Por produto - Funciona como uma linha de produção, em que os materiais e as pessoas são arranjados em sequência, para produzir o bem ou serviço.   Por processo ou funcional - os processos semelhantes são dispostos em proximidade, por especialidade. 
- 
                                Se ele produz, então é um tipo de fábrica. Existe um passo a passo até o resultado final. Só pode ser por processo. 
- 
                                Processo = Funcional = especialidade Produto = Linear = sequência de Operações Estacionário = Posicional = de posição = grande porte Celular = híbrido = funcional + linear