SóProvas


ID
2778817
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um executivo, após conferir o balanço anual de sua empresa, verifica grave prejuízo. Ao fazer uma análise aprofundada da situação, percebe que a principal causa da crise está relacionada com a falta de novos produtos lançados nos últimos anos e, a partir dessa conclusão, decide convocar os diretores da empresa para o desenvolvimento de alternativas para o problema.


Assinale a opção que indica uma técnica adequada para promover o desenvolvimento de alternativas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Brainstorming é uma técnica administrativa baseada no estímulo à criatividade, onde um grupo de pessoas fornece uma grande quantidade de idéias em um curto espaço de tempo, visando encontrar a causa do problema ou diversas soluções.

  • a) Enterprise Resource Planning, também conhecido como ERP (ou Sistema Integrado de Gestão), é um sistema que integra todos os dados e processos da organização em um só sistema.

     

    b) Brainstorming. GabaritoAngélica Resende explicou muito bem.

     

    c) Diagrama de árvore é uma ferramenta que simula os caminhos a serem percorridos para alcançar o objetivo. É uma ferramenta bem interessante. O layout dela pode ser visto nesse link: http://3.bp.blogspot.com/-mR0wCKPq8uA/UFjL-NXI2JI/AAAAAAAACEY/fUZo2lmIn3I/s1600/arvore_de_causas.png

     

    d) 6 Sigma é uma metodologia de gestão da qualidade. Visa a eliminação de defeitos nos produtos e processos.

     

    e) Matriz de Prioridades é uma ferramenta de priorização de problemas. É parecida com a matriz GUT.

  • Bairnstorming - Tempestade de idéias.

  • As alternativas B) e D) estão corretas!

  •  

    Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o  brainstorming,ou ''tempestade de ideias'. o objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente em que as críticas sejam ''suspensa' e que existam,portanto,um encadeamento de ideias.

     

    Fonte;Rodrigo Rennó

  • Falou em criação de ideias, falou em brainstorming.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • RESPOSTA > B

    As outras alternativas parecem estar mais relacionadas a etapa de escolha da melhor opção e não na etapa de criação ou levantamento de alternativas.

    Segue resumo que fiz baseada em outras questões e apostilas:

    De acordo com Maximiniano Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia.

    BRAINSTORMING: TEM COO OBJETIVO SUSPENDER AS CRITICAS DE MODO QUE OS REUNIDOS POSSAM ENCADEAR IDEIAS. PRIORIZA A QUANTIDADE E NÃO A QUALIDADE

    BRAINWIRITING: AS IDEIAS SÃO ESCRITAS EM PAPEIS E SÃO LIDAS SEM QUE SE SAIBA QUEM AS ESCREVEU.

    ANALISE DE CAMPO DE FORÇA: TODA SITUAÇÃO TEM FORÇAS PROPULSORAS E FORÇAS RESTRITIVAS, NESSE METODO ANALISA-SE QUAIS DESSAS FORÇAS PREDOMINAM PARA A TOMADA DE DETERMINADA DE CISÃO.

    DIAGRAMA DE ARVORE DE DECISÕES:NESSE METODO AS DECISÕES POSSOVEIS E SEUS POSSIVEIS DESDOBRAMENTOS SÃO POSTOS EM U DIAGRAMA QUE LEMBRA GALHOS DE ARVORES. RECOMENDADO PARA DECISÕES COMPLEXAS

    Análise de prós e contras: A Análise de Prós e Contras é um método de comparação qualitativa onde, para cada alternativa, são identificados os aspectos positivos (Prós) e os aspectos negativos (Contras). Para todas as alternativas são comparadas as listas de prós e contras, construídas com o apoio de contributos de peritos. A alternativa com os prós mais fortes e contras mais fracos será a preferida.

    Matriz de Prioridade: é a famosa Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), utilizada para selecionar os problemas ou causas que apresentam maior prioridade, diante das condições próprias, customizadas e da especificidade do processo.

    PONDERAÇÃO DE CRITERIOS: SÃO DADAS PONTUAÇÕES PARA CADA UMA DAS ALTERNATIVAS, PODENDO TER PESO OU NÃO, EM QUE A ESCOLHA (RACIONAL) SERÁ A ALTERNATIVAS QUE OBTIVER MAIOR PONTUAÇÃO.

  • O brainstorming, também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável à seguinte fase do processo decisório: geração de alternativas.

  • Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.

    brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

    Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.

    A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

    Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expor.

  • GABARITO: LETRA B

    BRAINSTORMING
    Brainstorming, ou técnica da tempestade cerebral, traz à lembrança chuvas e trovoadas (ideias e sugestões) seguidas de bonança e tranquilidade (solução). É uma técnica utilizada para gerar ideias criativas que possam resolver problemas da organização. É feita em sessões que duram de 10 a 15 minutos e envolve um número de participantes – não maior que 15 – que se reúnem ao redor de uma mesa para dizer palavras que vêm à mente quando se emite uma palavra-base. Isso permite gerar tantas ideias quanto possível. Os participantes são estimulados a produzir, sem qualquer crítica ou censura, o maior número de ideias sobre determinado assunto ou problema.
    Em uma primeira etapa, o brainstorming visa a obter a máxima quantidade possível de contribuições em forma de ideias, que constituirão o material de trabalho para a segunda etapa, na qual se escolhem e selecionam as ideias mais promissoras. A primeira etapa chama-se geração de ideias e pode ser feita de modo estruturado (um participante de cada vez, em sequência) ou não estruturado (cada um fala a sua ideia quando quiser e sem
    nenhuma sequência). O modo estruturado permite a obtenção da participação de todos.
    As ideias são anotadas em um quadro negro ou flip chart, sem nenhuma preocupação de interpretar o que o participante quis dizer. Na segunda etapa, as ideias são discutidas e reorganizadas para verificar quais são as que têm possibilidade de aplicação e gerar soluções para o problema em foco.
    O brainstorming é uma técnica que se baseia em quatro princípios básicos:
    1. Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de boas ideias.
    2. Quanto mais extravagante ou menos convencional a ideia, melhor.
    3. Quanto maior a participação das pessoas, maiores as possibilidades de contribui-
    ção, qualidade, acerto e implementação.
    4. Quanto menor o senso crítico e a censura íntima, mais criativas e inovadoras serão as ideias.
    O brainstorming elimina totalmente qualquer tipo de regra ou limitação, mas se assenta nos seguintes aspectos:
    1. É proibida a crítica de qualquer pessoa sobre as ideias alheias.
    2. Deve ser encorajada a livre criação de ideias.
    3. Quanto mais ideias, melhor.
    4. Deve ser encorajada a combinação ou modificação de ideias.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.