SóProvas


ID
2778826
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de liderança situacional possui entendimento de que os líderes bem-sucedidos estão continuamente adaptando seus estilos de liderar.


Esse modelo parte do pressuposto que os líderes devem exercer estilos de liderança baseados

Alternativas
Comentários
  • A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

     

    Mapa da Liderança Situacional

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

     

     

    Me lembro do dia que tinha medo da FGV. O importante é estudar, quando achar que não dá mais estude mais um pouquinho p mostrar que é você quem manda rsrsrs!!!!

    Força aos que estão começando!!

  • Adendo:

     

    Perspectiva de liderança, Nicholls (1988)

     

    Microliderança: está focada na escolha do estilo de liderança para criar uma atmosfera de trabalho eficiente e obter cooperação para conseguir fazer o trabalho, ajustando o estilo de alguém nas dimensões da tarefa e do comportamento. A escolha do estilo de liderança depende, em particular, dos subordinados e do trabalho(ou tarefa) a ser feito.

     

    Sendo assim é situacional e contigente. Nas organizações, o líder direciona as pessoas na execução de um trabalho ou de uma tarefa específica. Se o estilo de liderança está corretamente afinado, as pessoas desempenham os trabalhos com boa vontade e numa atmosfera de trabalho eficiente.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.247 (adaptado)

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

  • Teoria Situacional - Não há fórmula precisa

                                  - Depende das situações

    Característica do Líder - Característica dos liderados

    Característica da tarefa - Contexto social da liderança

     

    Sempre ligado a situações que envolvem os líderes e liderados.

  • Eu já estudei esta matéria referente a estilos de Liderança. Mesmo aqueles que nunca estudaram este assunto acertariam a questão. A Liderança situacional depende de cada situação, de cada tarefa que será executada. Bastaria, além de estudar a matéria, ter um bom vocabulário para acertar a questão.

    Deus abençoe a todos!!!!

  • A Teoria Situacional trabalha no binômio estilo do líder x maturidade do liderado.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Pessoal, alguém pode deixar um link para um bom texto sobre liderança e seus tipos?

  • GABARITO "C"

    Teoria Situacional – argumenta que o verdadeiro líder é aquele que tem a capacidade de se adaptar às mais variadas situações numa empresa. Na prática, isso quer dizer que o gestor deve estar preparado para atender as demandas dos profissionais e da organização conforme as suas necessidades.

    Assim, o líder com o perfil ideal é aquele que se adequa a cada situação de forma assertiva, seja, por exemplo, ao nível de capacitação da sua equipe, ao orçamento da empresa, momento gerencial ou às suas demandas e prazos em relação à entrega e distribuição da sua produção.

    Teoria dos Traços – defende que algumas pessoas já nascem com características específicas que já apontam que elas possuem a competência nata para liderar. Assim, elas seriam muito mais propensas as assumir cargos de gestão do que aquelas que não apresentam estes mesmo sinais. Com base nesta ideia, o líder de uma empresa, por exemplo, deveria ser escolhido após a verificação de uma combinação de traços como: inteligência; aspectos físicos e personalidade. Estes três elementos seriam fatores essenciais para isso!

    Teoria do Comportamento – segue uma linha bem diferente da anterior, argumentando que o líder não nasce, mas se torna líder a partir do treinamento, desenvolvimento e aprendizado e dos comportamentos que apresenta. Neste sentido, a liderança pode tanto ser orientada para resultados: para o alcance constante e crescente das metas (execução das demandas e produção), como para a convivência, que tem como foco a construção de uma relação mais humanizada e positiva entre a empresa e os seus funcionários.

    Teoria dos Estilos de Decisão – reconhece três modelos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal. O primeiro centraliza todas as decisões em si; o segundo inclui, em parte, os colaboradores no seu processo decisório e, o terceiro deixa que eles mesmos, por si só, decidam quais são as melhores soluções e caminhos para a empresa.

    Teoria da Atribuição – aqui a liderança não é escolhida pela empresa ou por terceiros, mas pelo grupo que por ela será liderado. É considerada uma forma altamente democrática de escolher uma gestão, pois permite que as pessoas se manifestem diretamente sobre quem elas gostariam que fosse a pessoa a conduzi-las. Vemos muito a aplicação deste modelo nas eleições políticas, por exemplo.

    Teoria do Carisma – como nome mesmo sugere, aqui não importa se o líder já nasceu líder ou se se formou líder, mas que ele tenha muito carisma para cativar e influenciar as pessoas ao seu redor. A liderança carismática deve gerar empatia, conexão, vínculo e, por meio desta ligação, fazer com que as pessoas queiram, espontaneamente, caminhar ao seu lado, defender suas ideias e fazer o que ela diz.

  • GABRITO C

    Líder situacional tem a ver com Característica dos liderados. A C mostra isso de maneira correta:

    c) na capacidade, disposição e confiança dos subordinados para desempenhar determinadas tarefas.

  • Teoria situacional =Teoria de Hersey e Blanchard = motivação (disposição) e capacidade dos funcionárias, que são variáveis utilizadas para medir a maturidade dos mesmos e indicar o comportamento do líder

  • Conforme vimos na teoria acima, para escolherem a melhor forma de agirem no caso concreto os líderes devem levar em conta a si próprios, características do subordinado e o contexto organizacional em que se encontram, inclusive a estrutura das tarefas que desempenham. Assim, em características do subordinado podemos exemplificar como as suas capacidades, motivações e as relações de confiança que se formam entre ele e o líder. Logo, a afirmativa correta é a letra c).

    Gabarito: C

  • GABARITO C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Para a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard (ou simplesmente Teoria Situacional), a escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade (ou nível de prontidão) de cada um dos liderados (subordinados).  

    A  maturidade  dos  subordinados  se  refere  ao  grau  de  motivação  (disposição)  e capacidade/competência que o subordinado possui para realizar as tarefas. Perceba que o grau de capacidade  do  subordinado  para  a  realização  de  determinada  tarefa,  consequentemente, influencia o nível de confiança que  este subordinado apresenta para o desempenho da referida tarefa.