SóProvas


ID
2778829
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na sessão de treinamento de um clube de futebol, um dos jogadores chega excessivamente atrasado, deixando o treinador enraivecido. Indignado com a situação, o treinador pede providências ao presidente do clube, que prontamente responde multando o jogador em vinte por cento de seu salário.


Assinale a opção que indica a teoria motivacional que considera a atitude do presidente como uma das técnicas adequadas para a mudança de comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Teoria do estabelecimento de Metas e Objetivos: a vontade de alcançá-los varia, assim como a tangibilidade do que é almejado. Metas difíceis, acarretam um desempenho superior ao das metas fáceis, pois quando são desafiadores, demandam mais esforço e dedicação, diferente de quando a conquista acontece de maneira simples.

     

    Teoria ERC: Entende que as pessoas podem ser orientadas para a satisfação de mais de uma necessidade ao mesmo tempo. Na Teoria ERC, as necessidades não têm que se satisfazer por ordem correlativa. É contrária à teoria de Maslow em relação à focalização em uma necessidade só.

     

    Teoria da Equidade: diz que as pessoas são motivadas ao alcance de uma condição de igualdade e de justiça nas relações com os outros e com as companhias.

     

    Teoria do Reforço: conclui que as acções com consequências positivas sobre o individuo que as pratica tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado.

     

    Hierarquia das Necessidades: baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.

  • Resposta Letra D

    Teoria do Reforço: Conclui que as ações com consequências positivas sobre o indivíduo fazem que as práticas tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance.

  • Teoria do Reforço:

     

    - Reforço positivo: dá uma recompensa quando um comportamento desejado ocorre

    - Reforço negativo: retira consequência negativa quando um comportamento desejado ocorre

    - Punição: aplica medidas negativas quando um comportamento indesejado ocorre (ex.: multa, como no caso da questão)

    - Extinção: retira recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre

  • Seria a punição estabelecida pela Teoria do Reforço.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Complementando a resposta da Ynara: Extinção é prática de não reforçar e nem punir os comportamentos. Ou seja, o comportamento não é correspondido de nenhuma forma, colocando-o sobre extinção. EX: Mãe brigando com seu filho, ele não a responde, indo embora sem discorda ou concordar com oq ela diz. Com o tempo, a mãe percebe que brigar não gera nenhum tipo de consequência no garoto... logo, o comportamento de BRIGAR É POSTO EM EXTINÇÃO.

    É a PUNIÇÃO NEGATIVA que diminui a probabilidade de um comportamento voltar a acontecer pela RETIRADA DE ESTÍMULO POSITIVO para a pessoa. EX: mãe retira VÍDEO GAME (ESTÍMULO POSITIVO) da criança, pois ela não indo bem na escola.

  • Teoria do Reforço:

     

    -(+)Reforço positivo: dá uma recompensa quando um comportamento desejado ocorre

    (-)Reforço negativo: retira consequência negativa quando um comportamento desejado ocorre

  • Gabarito: D

  • Reforço positivo - recompensar

    Reforço negativo ou evasão de aprendizagem - retirar o evento punitivo. Ex.: ocorre quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado. (tirei esse ex de uma prova da FCC)

    Punição - aplicação de uma penalidade. Ex.: multa

    Extinção - Retirar recompensas

    OBS.: essa teoria do reforço desconsidera as condições internas do indivíduo e dedica-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer.

    É bem diferente da teoria do estabelecimento por objetivos que se preocupa com a motivação e regula comportamentos.

  • SKINNER... Teoria do Reforço

  • O jogador foi punido em 20% do salário por ter chegado atrasado. Vamos analisar as alternativas e achar a teoria da motivação por trás dessa atitude.

    Alternativa A. Errado. A teoria da definição de metas/objetivos propõe que as intenções de trabalhar em direção a uma meta exercem importante fonte de motivação no trabalho. Essa teoria fala que que são necessários os dois elementos (Intenção e Meta) para que haja motivação e não relaciona com punições.

    Alternativa B. Errado. A teoria ERC classifica os tipos de necessidade em três grupos, quais sejam: necessidades de existência (bem-estar físico), necessidades de relacionamento (relações interpessoais), necessidades de crescimento (desenvolvimento pessoal). Essa teoria não menciona punições.

    Alternativa C. Errado. A teoria da equidade propõe que a ação dos indivíduos é afetada pela percepção de equidade do ambiente. Para entender isso melhor, vamos dividir a análise que um indivíduo, realiza em três partes: 1) Qual a proporção das minhas recompensas em relação às minhas contribuições? 2) Qual a proporção das recompensas dos outros em relação às contribuições deles? 3) Existe equidade (justiça) entre a proporção de recompensa e contribuições que os outros têm e a proporção de recompensa e contribuições que eu possuo? Essa teoria também não menciona punições.

    Alternativa D. Certo. A teoria do reforço defende que os gestores podem modificar o comportamento dos trabalhadores por meio do uso apropriado de recompensas ou punições. Existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: 1) Reforço positivo, 2) Reforço negativo, 3) punição, 4) extinção. Perceba que o treinamento adotou os pressupostos da teoria do reforço, posto que diante de um comportamento considerado inapropriado utilizou uma multa para modificá-lo.

    Alternativa E. Errado. A teoria das necessidades propõe que todo ser humano possui um conjunto de cinco categorias de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de autorrealização. Essa teoria não menciona punições.

    GABARITO: D

  • GAB D

    TEORIA DO REFORÇO DE SKINNER: A ideia principal desta teoria é de que o reforço condiciona o comportamento, sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.

    1. REFORÇO POSITIVO dá-se de várias formas, tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. são motivadores, visto que incentivam o alto desempenho.
    2. REFORÇO NEGATIVO é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Teoria do Reforço de Skinner (Teoria de Processo)

    Segundo a Teoria do Reforço, idealizada por Burrhus Frederic Skinner o comportamento humano é condicionado por determinadas experiências positivas ou negativa; o papel do gestor é incentivar condutas desejáveis e desestimular as não desejáveis.

    Os estímulos positivos se inclinariam a fortalecer o comportamento. Já os estímulos negativos tenderiam a desestimular o comportamento indesejado. Essa teoria divide-se em quatro posturas: reforços positivos, reforços negativos, punição e extinção.*

  • Teoria do reforço (ambiente) de Skinner

    a.      Para essa Teoria, é o reforço (consequência) que, quando aplicada imediatamente após um comportamento/ação, aumenta a probabilidade de que este comportamento/ação seja repetido ou não;

    b.      Os indivíduos NÃO agem por eventos cognitivos internos, mas sim por resposta a estímulos do ambiente.

    Consequências

          Reforço positivo: recompensa um comportamento desejado/positivo;

         Reforço negativo: RETIRA uma consequência negativa.

      AMBOS SÃO “BONS” para o funcionário

          Punição: gera uma consequência negativa por um comportamento indesejado;

          Extinção: RETIRA uma consequência positiva.

      AMBAS SÃO “RUINS” para o funcionário;