SóProvas


ID
2778835
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida com essa alternativa C.

  • Oi, Diego Tardelly. Tudo bem?

     

    Sobre a letra C:

     

     

    Obviamente que a cultura é rígida e difícil de ser mudada, no entanto, dizer que é impossivél de mudá-la não é correto. Haja vista que, dependendo do caso, é imprencindível que a cultura da organização seja mudada para se adaptar aos mais variados fatores.

  • A cultura pode ser modificada com a simples mudança da alta gestão 

  •  a) Abrange os elementos não observáveis, como histórias e heróis. 

     

    ERRADO. A primeira parte está certa: a cultura organizacional abrange os elementos não observáveis. Todavia a segunda parte está errada. Histórias e heróis são elementos observáveis da cultura organizacional, logo não podem servir como exemplo.

     

     

     b) Representa apenas os aspectos tangíveis de uma organização, como artefatos e símbolos. 

     

    ERRADO. Representa também os aspectos intangíveis, como os valores e comportamentos organizacionais.

     

     

     c) Consiste em características únicas e imutáveis de uma organização. 

     

    ERRADO. As características da cultura organizacional são mutáveis sim. Tome como exemplo os valores: uma empresa que até o século passado tinha uma cultura machista, com o passar do tempo pode ir mudando e hoje em dia ter uma cultura mais liberal.

     

     

     d) Possui como essência os pressupostos básicos e crenças estabelecidas pela organização. 

     

    CORRETA! Os pressupostos básicos são o nível mais profundo da organização. São crenças que estão tão fortes e internalizadas pelos colaboradores e gestores que eles nem percebem ou se dão conta. 

     

     

     e)  Manifesta-se fundamentalmente em organizações da indústria criativa.

     

    ERRADO. Toda organização, por menor ou mais simples que seja, de modelo mais orgânico ou mecanicista, possui cultura organizacional.

  • Alternativa D

    Cultura organizacional é um conceito particular de cultura. Entendendo cultura como o conjunto de conceitos e hábitos, normas, crenças, rituais, valores e experiências que são responsáveis ​​por dar uma descrição específica para um determinado grupo.

     

    FONTE ( https://www.significadosbr.com.br/cultura-organizacional )

     

  • Na CULTURA mudança ocorre em LONGO ou MÉDIO Prazo. CLIMA CURTO e PEQUENO
  • A cultura possui elementos observáveis, como os artefatos visíveis, e outros que não são observáveis: crenças, valores etc. 

     

  • GABARITO:D

     

    A Cultura é o resultado de uma colisão entre pessoas, como elas interagem entre si em um ambiente e como esse ambiente evolui baseado nessas interações. Quando você entende que uma cultura é fraca — não existe algo como bom ou ruim, apenas forte e fraco — ela é como uma sopa com 29 ingredientes que tem um gosto diferente, mas você não sabe bem o porquê. É o resultado de uma grande mistura sem consistência! 


    Na prática, o empreendedor começa a sentir dores relacionadas à cultura organizacional quando a empresa cresce em velocidade alta. É natural que, enquanto o crescimento é acelerado, as preocupações com as vendas, entregas e finanças, por exemplo, se sobrepõem à conservação da cultura. A necessidade de contratação é alta e muitas vezes não há tempo para um treinamento oficial, com onboarding e imersão dos novos funcionários. O resultado é que acabamos misturando novos ingredientes que influenciam o resultado final da sopa.


    Por essência, uma cultura é feita de pessoas. E quando chega gente nova, é natural que ela mude, evolua ou seja influenciada pela bagagem trazida pelos novos funcionários de outras culturas que viveram.

     

    Seja a sua empresa uma startup ou scale-up, olhar para a cultura é garantir consistência no crescimento da organização, sem perder de vista os valores que a fizeram chegar onde está e vão construir o caminho para ela dar os próximos passos.

     

    Daniel Castello, mentor Endeavor e especialista em Gestão de Pessoas, diz que:


    A Cultura é composta, essencialmente, do que comunicamos, em todas as suas formas, e o significado que as pessoas derivam disto. Desde a escolha do local físico, do mobiliário, da forma como o espaço está dividido, do nome, da grafia, das cores, do jeito como falamos, das palavras que escolhemos ao tom de voz que usamos em cada situação…


    Tudo que fazemos, falamos e escolhemos comunica a forma como vemos o mundo, como nos posicionamos dentro dele e com que tipo de pessoas queremos nos relacionar. E como esperamos que as pessoas respondam a isto.

  • Cultura Organizacional é a mesma coisa, praticamente, de cultura da sociedade mesmo. Cada civilização tem a sua cultura, o seu ritual, os seus costumes, comportamentos, a sua língua, o seu modo de fazer as coisas, etc. Nas organizações, é a mesma coisa. Cada organização tem a sua cultura e isso se chama cultura organizacional.

     

    A Cultura Organizacional é dividida em três níveis, a saber:

     

    1 - Artefatos: é a parte mais visível da cultura, aquela que você percebe logo que entra na organização. É a camada mais superficial da cultura. Artefatos diz respeito a objetos, na sua terminologia. Então basta lembrar que é a parte física e visível da organização.

     

    Aqui entram: símbolos, marcas, canções, pessoas, salas, organização do espaço, uniformes, cerimônias... etc.

     

    2 - Valores Compartilhados: são os valores e as condutas que as pessoas dividem entre si. Cada organização tem uma forma de proceder, e assim que você passa a trabalhar lá você começa a aprender essa forma. Ex: na organização X não pode xingar, deve-se usar uniforme todos os dias, deve-se tratar os clientes com respeito e clareza. Os valores que a empresa estabelece são aquilo que orienta o comportamento de seus funcionários.

     

    3 - pressupostos básicos: essa é aqui é a parte mais profunda da cultura e diz respeito aos aspectos inconscientes. É aquilo que faz você agir de determinada maneira sem que seja pensado, ou seja, está introjetado no seu comportamento. Virou algo natural em você.

     

    -----
    Thiago

  • Gab. D

    Falou de cultura organizacional lembre-se de pressupostos básicos!

  • heróis e histórias estariam em qual nível?

  • A) Estes são observáveis.

    B) Aspectos tangíveis e intangíveis.

    C) A cultura pode sofrer mudanças.

    E) Manifesta-se em qualquer organização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito D

    CULTURA ORGANIZACIONAL

    Pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de VALORES, normas, atitudes e expectativas COMPARTILHADAS na organização, com elementos escritos(formal) e não escritos(informal), que guiam o comportamento organizacional.

    Características:

    ·       Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos etc.

    ·       Termo descritivo.

    ·       Fornece um SENSO DE IDENTIDADE, diferenciando uma empresa de outra.

    ·       Mais enraizado, mais DIFÍCIL DE MUDAR.

    ·       Influencia o comportamento, afetando o desempenho.

    ·       Tipos: Mecanicistas ou orgânicas / Fortes ou fracas.

    NÍVEIS DA CULTURA:

    ·       Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex.: políticas, estrutura, diretrizes, procedimentos, objetivos e tecnologia adotada pela organização, símbolos etc.

    o  Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;

    o  Artefatos verbais: estórias, heróis, tabus, mitos;

    o  Artefatos físicos: símbolos.

    ·       Valores compartilhados(INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex.: filosofias, as estratégias, atitudes, o código ético e moral do grupo.

    ·       Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros acreditam.

    CLIMA ORGANIZACIONAL

    Um conjunto de PERCEPÇÕES comuns, opiniões e sentimentos que se expressam no COMPORTAMENTO de um grupo no ambiente de trabalho. Refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes.

    Características:

    ·       Constitui o meio interno ou a atmosfera

    ·       PSICOLÓGICA de cada organização.

    ·       Termo valorativo / Cognitivo.

    ·       Superficial, mais FÁCIL DE MUDAR.

    ·       Retrata o grau de satisfação de seus integrantes.

    ·       psicossocial, dinâmico e mutável;

    ·       Tipos: Favorável ou não favorável.

  • A cultura organizacional representa o modo institucionalizado de pensar e agir da organização, sendo perceptível na forma que seus funcionários se comportam, na forma de realizar negócios, na lealdade dos funcionários, etc. Trata-se das normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização, direcionando suas ações para os objetivos organizacionais. Deste modo, os padrões culturais agem como um mecanismo de controle organizacional mais sutil do que os tradicionais.

    Níveis da Cultura

    A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los. A classificação mais utilizada, em concursos, destes níveis da cultura organizacional é descrita por Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis: artefatos, valores e pressupostos básicos.

    Gabarito: D

  • Fácil de confundir.

    Único erra da letra A é a palavras NÃO.

    Abrange os elementos não observáveis, como histórias e heróis.

    Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos.

  • Os níveis fundamentais da cultura ou elementos [iceberg]

     

    1. Artefatos: São visíveissuperficiais perceptíveis.

    Exemplo de artefatos: Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização, tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    2. Valores compartilhados: Eles não são visíveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    3. Pressuposições básicas: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimoprofundo oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos, valores e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas. Muitas vezes a maneira de se fazer as coisas na organização é regida pelas pressuposições básicas.

    gab. D

  • Comentário:

    a)   Errada. Histórias e heróis são aspectos observáveis, pertencentes aos artefatos.

    b)   Errada. A cultura é formada por aspectos observáveis e não observáveis. 

    c)   Errada. A cultura não é imutável. Sua mudança leva tempo e é cara, mas é possível modifica-la.

    d)   Correta. A base do “iceberg da cultura” é justamente os pressupostos básicos, nos quais estão inseridas as crenças. Assim, o nível mais profundo da cultura possui esses elementos, é sua essencial, como afirma o item.

    e)   Errada. Toda organização possui sua cultura organizacional, e não somente as da indústria criativa, como afirma a assertiva. É como se fosse a personalidade da empresa.

     Gabarito: D

  • Gabarito: D

  • LETRA D

    Em palavras mais simples, podemos dizer que a cultura organizacional envolve os valores, as crenças e os padrões de comportamento compartilhados pelos membros de uma organização.

    FONTE: APOSTILA CURSO PRIME