SóProvas


ID
2778862
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras.


Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

     

    Max Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/teoria-da-burocracia-e-tipos-de-autoridades/107834/

  • Teoria da Burocracia: Dominação Racional legal = Submissão coletiva a conjunto de regras

  • Na dominação racional lega a submissão é ao cargo, à função. Não se refere a pessoa que ocupa o cargo, mas à autoridade conferida a ela pela empresa.

  • EXISTEM 3 TIPOS DE AUTORIDADE:


    Tradicional: baseada em costume e tradições

    Carismática: baseada em características pessoais

    Racional-legal: baseada em regras e normas

  • Para Max Weber existem três tipos de dominação:

    - Dominação Tradicional - Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações;

    - Dominação Carismática - Baseada no carisma de uma pessoa;

    - Dominação Racional-legal -  Baseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

  • Nessa questão, falou em LEGITIMA, ou seja, baseada na LEI, liguei com RACIONAL LEGAL.

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    Dominação Legal (situação na qual qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), neste caso a burocracia, entendia como mecanismo de garantir de regras individuais, é considerado como tipo puro de dominação. Neste sentido, princípios fundamentais de tal burocracia, segundo o autor são a Administração baseada em Documentos, a Hierarquia Funcional, as Atribuições são oficializadas e a Demanda pela Aprendizagem Profissional. Há uma Exigência de todo o Rendimento do Profissional. A obediência do comando se presta não ao indivíduo, em virtude de direito próprio, mas à regra, que se conhece competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer. Weber classifica tal tipo de dominação como sendo estável,na medida em que é baseada em normas que, como foi dito anteriormente, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado.

    FONTE: https://cafecomsociologia.com/os-tipos-de-dominacao-segundo-max-weber/

  • A dominação racional-legal diz respeito a rigidez do regime adotado perante as regras e as leis. Esse regime tem como desvantagens as dificuldades de se moldar com as contingencias do mercado externo.

  • Weber + racional-legal = BUROCRACIA

    Nova Administração pública = GERENCIALISMO