SóProvas


ID
2779588
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que diz respeito à classificação dos tributos no Brasil, várias teorias foram adotadas pela doutrina, pela jurisprudência e pelo Código Tributário Nacional ao longo do tempo, sempre tendo havido divergência sobre a classificação dos tributos e, consequentemente, sobre a teoria adotada. Apesar das diferenças de entendimento entre lei, doutrina e jurisprudência, o Código Tributário Nacional adota expressamente a teoria da:

Alternativas
Comentários
  • CTN:

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. = TEORIA DA TRIPARTIÇAO das espécies tributárias

    bons estudos!

  • Constituição Federal de 1988, em seu artigo 145, e o Código Tributário Nacional em seu artigo , dispõem que cabe aos entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) instituir: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Ocorre que a doutrina e a jurisprudência assumem a teoria pentapartida (também conhecida como quinquepartite, quinquepartida ou pentapartite) que incluem ao rol, elencado pelos artigos supracitados, o empréstimo compulsório e as contribuições especiais, respectivamente citadas nos artigos 148 e 149 e 149-A da Carta Magna.

    Portanto, a teoria quintepartite adota como tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e as contribuições especiais.

    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2238104/o-que-se-entende-por-teoria-quinquipartite-ou-pentapartida-wellington-catta-preta-costa

  • Atencao: expressa no ctn  eh tripartida!!!!

  • Gabarito: Letra D

  • Uma dica sobre esse tema: em quaisquer das teorias, impostos e taxas sempre são espécies de tributos. Veja que o item “B” apresenta uma classificação errada da teoria quadripartite, pois não citam as taxas. Todas as outras teorias estão classificadas corretamente. 
    Gabarito: D 

  • Como já comentamos, a teoria adotada pelo CTN é a tripartite; portanto item D é a resposta correta.

    Uma dica sobre esse tema: em quaisquer das teorias, impostos e taxas sempre são espécies de tributos. Veja que o item “B” apresenta uma classificação errada da teoria quadripartite/tretapartida, pois não citam as taxas. Todas as outras teorias estão classificadas corretamente.

    Gabarito: D

  • RESOLUÇÃO

    A – Essa é a teoria esposada pelo STF. A questão faz expressa menção ao CTN, logo, está errada.

    B e C – O CTN adota a teoria tripartite segundo a qual são tributos os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.

    D – Correto!

    Gabarito D

  • A primeira, teoria tripartite (ou tricotômica), foi a adotada expressamente pelo CTN, que considera como tributos apenas os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria. Para essa teoria, os empréstimos compulsórios e as contribuições especiais não configuram espécies autônomas de tributos, mas se encaixam dentro da classificação já existente (ou são taxas, ou impostos, ou contribuições de melhoria). Essa, porém, é a concepção minoritária.

    A segunda, a teoria pentapartida (ou quinária), é a teoria adotada pelo Supremo Tribunal Federal (RE 138.284 e RE 146.733) e, segundo a Corte, pela Constituição Federal, e identifica a existência de cinco espécies tributárias: os impostos, as taxas, os empréstimos compulsórios, as contribuições especiais e as contribuições de melhoria.

    Fonte: Material Ciclos.