SóProvas


ID
2779729
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Abastecimento de gás e água, fornecimento de energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo são espécies de serviços públicos. A prestação de serviços públicos é responsabilidade do poder público que pode prestá-lo diretamente ou delegá-lo ao particular através do regime de concessão ou permissão. São aspectos da concessão ou permissão do Serviço Público, os quais são obrigatoriamente previstos em lei, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Que silêncio


  •  

    “Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviço públicos.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre:

    I – o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;

    II- os direitos dos usuários;

    III- política tarifária;

    IV- a obrigação de manter serviço adequado.

  • Eu acertei essa por exclusão. Achei a questão interessante.

  • Felipe Monteiro é porque essa banca tem uma fama horrível hehehe

  • Essa Inaz do Pará...

  • Para a correta análise da presente questão, cumpre acionar o teor do art. 175 da CRFB, que assim preceitua:

    "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre:

    I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;

    II - os direitos dos usuários;

    III - política tarifária;

    IV - a obrigação de manter serviço adequado."

    Como daí se extrai, as opções A, C e D estão devidamente respaldadas nos incisos I, II e III do dispositivo constitucional acima transcrito.

    A opção B (alteração da natureza privada da concessionária/ permissionária), de seu turno, não possui amparo em tal norma constitucional, de maneira que está incorreta.


    Gabarito do professor: B