SóProvas


ID
2779759
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As ___________ são entidades da Administração Indireta, criadas por leis específicas e para execução de atividades típicas da Administração Pública. Essas entidades são passíveis de controle por ______________ da Administração Direta. Isto significa que as ___________ precisam prestar contas com a Administração Direta por alguns atos, mas os limites deste controle são definidos em lei e não configuram relação hierárquica.


Sobre o Controle exercido na Administração Indireta, as palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    A AUTARQUIA não age por delegação; age por direito próprio e com autoridade pública, na medida da parcela de direito que lhe foi outorgado pela lei que a criou. Ela sendo um ente autônomo, não há subordinação hierárquica da autarquia para com a entidade estatal a que pertence, porque, se isto ocorresse, anularia seu caráter autárquico”.

     

    O que há é mera vinculação à entidade-matriz, que, por isso, passa a exercer um controle legal, expresso no poder de correção finalística do serviço autárquico. Aí uma característica marcante das autarquias, que pode ser expresso na ausência de qualquer controle hierárquico sob as mesmas, apenas com possibilidade de controle com relação à probidade administrativa em geral e à consecução dos fins colimados.

     

    FONTE: http://www.ambitojuridico.com.br/

  • São entidades da Administração Indireta:

    Autarquias - Empresa Pública - Fundação Pública e Sociedade de Economia Mista.



    Controle finalístico:

    O Controle Finalístico, também conhecido como Supervisão Ministerial ou Tutela ADM é o controle com a finalidade de assegurar que a Administração Indireta (entidade dotada de Personalidade Jurídica) não fuja dos fins para o qual foi criada pela Administração Direta.

  • GABARITO LETRA D.

    Autarquias - vinculação - Administração Indireta.

    Controle finalístico:

    O Controle Finalístico, também conhecido como Supervisão Ministerial ou Tutela ADM é o controle com a finalidade de assegurar que a Administração Indireta (entidade dotada de Personalidade Jurídica) não fuja dos fins para o qual foi criada pela Administração Direta.



  • Quando a questão se referir à adm. indireta, se citar relação de SUBORDINAÇÃO ou HIERARQUIA com a adm. direta, pode marcar que está errada.

  • Se não configura relação hierárquica, como diz no fim do texto, então não tem subordinação.

  • Não SUBORDINADA JAMAIS e sim VINCULADAS..

  • Autarquias, vinculação, autarquias.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da administração pública indireta, sendo mais especificamente cobrado o conceito de autarquias.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A administração pública indireta é o conjunto de entidades administrativas que possuem personalidade jurídica própria, exercendo suas atividades de forma descentralizada por meio de entes dotados de personalidade jurídica própria. Nesta esteira, podemos citar como entes da administração indireta: autarquias, fundações, empresa pública, sociedade de economia mista e Consórcio público de Direito público.

    As autarquias são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, para o desempenho de atividades típicas de estado. Ser de direito público significa possuir as mesmas prerrogativas do estado. As principais características das autarquias são:

    - Natureza Jurídica

    Entidades administrativas de direito público.

    - Regime de pessoal

    Em regra, as autarquias adotam o vínculo estatutário, porém os conselhos de classe ainda adotam a CLT.

    Patrimônio

    Possuem patrimônio próprio e seus bens são públicos, logo são impenhoráveis e imprescritíveis.

    Privilégios Processuais

    As autarquias possuem vários privilégios quando estão litigando judicialmente, como por exemplo: prazo em dobro para contestar e recorrer.

    Responsabilidade

    As autarquias respondem objetivamente pelos danos causados por seus agentes.

    Prescrição Quinquenal

    As dívidas passivas das autarquias prescrevem em 5 anos.

    - Controle

    Não são subordinadas, mas apenas vinculadas.


    Ante o exposto, a alternativa que apresenta a opção correta para preenchimento das lacunas é a letra D, dado que o texto proposto pela questão refere-se ao conceito de autarquia, que é vinculada a administração Direta e deve prestar contas por alguns atos que são definidos por Lei.



    Gabarito do Professor: Letra D.