SóProvas


ID
2780062
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que a inflação de um país seja nula. Considerando os conceitos de necessidades públicas de financiamento e suas derivações, a poupança do governo desse país é negativa quando, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Poupança pública ou poupança do governo corresponde à renda líquida do governo (representada pela subtração dos impostos, das transferências e do pagamento de juros) menos os gastos do governo em si (Sg = T – G). Se os impostos excederem os gastos do governo, o governo apresenta um superávit público (poupança pública positiva). Se os impostos são inferiores aos gastos do governo, ocorre um déficit público, com poupança pública negativa.

    No caso brasileiro, a poupança do governo apresenta déficit público, ou seja, os gastos do governo são maiores que os impostos cobrados. Para manter o equilíbrio da identidade macroeconômica, deve-se substituir a poupança pública pela privada, em outras palavras, a poupança privada deve ser maior que a poupança pública, com a finalidade de contrabalançar a poupança nacional como um todo. A taxa de juros no Brasil é elevada devido a escassez de poupança (demanda por poupança > oferta de poupança = aumento de preço). 

    fonte: https://pgderolle.wordpress.com/2013/07/10/macroeconomia-pib-e-poupanca-publica-e-privada/

  • GABA e)

    DP = (Sp - Ip)

  • a) Errado! Quando falamos de governo, ter déficit não significa ter poupança negativa. Pode haver déficit público e, ainda assim, haver poupança pública positiva. É o que o déficit leva em conta o investimento público. A poupança, não.

    b) Nada a ver, FGV! A soma do consumo do governo e dos juros da dívida sempre será positiva, ora. Basta que algo seja consumido e que algo de juros seja pago.

    c) Errado também. Os impostos superarem o investimento público não nos diz nada. Seria preciso mais informações sobre os outros gastos e as outras receitas públicas.

    d) Quando isso ocorre, o que podemos afirmar é que a dívida do setor público aumentou. Mas nada podemos afirmar sobre se a poupança pública foi positiva ou não.

    e) Está correto! Se a necessidade de financiamento do governo (déficit) supere o investimento feito por ele significa NECESSARIAMENTE que, mesmo excluindo o investimento, ainda assim haveria déficit. Ou seja, a diferença entre arrecadação tributária e gastos do governo (excluindo investimentos) é negativa. Logo, houve poupança pública negativa.

    Resposta: E

  • A Necessidade de Financiamento do Setor Público = Investimento Público - Poupança Publica

    NFSP= Ip - Pp

    Agora é só trabalhar como se fosse uma equação do 1º grau

    Pp = Ip - NFSP

    A poupança do governo desse país é negativa quando a necessidade de financiamento do governo supera o investimento do governo.