-
CPC 12
21. Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.
GAB. E
-
Gabarito errado.
"Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente "
Item 21 do CPC 12
A correta interpretação do trecho acima é:
Todos os elementos do ativo e do passivos de longo prazo serão ajustados à valor presente. Já os ativos e passivos de curto prazo (do grupo dos circulantes), ajuste-os quando houver efeito relevante.
-
Pedro Henrique mas a letra E está dizendo exatamente isso.
O ativo deve ser de curto prazo com efeito relevante" ou "de longo prazo"
-
O Pronunciamento Técnico CPC 12 dispõe que os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.
Com isso, correta a alternativa E.
-
RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=EsgsV7lbtVA
MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1d_KHx9JxfOFrKy6MxOHigrkhllWTspOh/view?usp=sharing
-
Os direitos de longo prazo devem ser ajustados ao valor presente e os de curto prazo somente quando houver efeito relevante.
Uma informação é relevante quando ela puder influenciar nas decisões tomadas pelos usuários.