-
Resposta: certo
Para a recuperação desses solos, é fundamental a remoção do Na trocável do perfil do solo. Assim, produtos como o enxofre elementar e o sulfato de cálcio parecem ser os mais promissores, quando o excesso de sais é acompanhado pelo excesso de Na trocável. (Araújo et al, 2015).
-
Complementando:
A predominância de cátions como o sódio, promove aumento considerável na expansão das partículas de argila, acarretando em dispersão das mesmas, formando camadas impermeáveis, dificultando o movimento de ar e de água no solo. O efeito dessa expansão, dispersão e migração das partículas de argila nos poros condutores interferem na condutividade hidráulica e na permeabilidade do solo à água.
-
Salinização e sodificação não são processos processos distintos? E se a salinidade do solo for devido a outros saís, sem ser o Na vai ocorrer dispersão das argilas?
-
A dispersão das argilas nada mais é do que um sistema acelerado de desagregação promovida pelo manejo inadequado como calagens em excesso na superfície, uso indiscriminado de vinhaça em usinas de açúcar, uso exagerado de resíduos sem controle de qualidade, adubações exageradas e sem critério.
Todos estes manejos inadequados levam à desagregação dos solos e consequentemente esta argila dispersa sofre um processo de lixiviação das mesmas para camadas mais profundas promovendo um entupimento dos poros capilares que mantém o movimento de água do lençol freático para a superfície provocando um “infarto do solo”. Este termo “infarto” é uma analogia ao que se passa com artérias em animais.
O entupimento capilar provoca a falta de movimento ascendente de água desde o lençol freático ate a superfície impedindo principalmente a dissipação de calor que é realizado pelo movimento da água da subsuperfície para a superfície promovida pela evaporação superficial.