SóProvas


ID
2781268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de instalações hidráulicas, sanitárias e drenagem de águas pluviais.


Em um banheiro, a bacia sanitária é conectada à tubulação secundária de esgoto, enquanto o lavatório e o ralo do chuveiro devem estar conectados à tubulação primária, onde não há acesso aos gases oriundos do dispositivo de tratamento do esgoto.

Alternativas
Comentários
  • Esgoto primário - contato com os gases da rede pública ou da fossa Esgoto secundária - não tem acesso a gases, instalações protegidas por fecho hídrico, camada de água que funciona como um tampão, vasos sanitários.
  • ERRADO

    Em um banheiro, a bacia sanitária é conectada à tubulação primária de esgoto, enquanto o lavatório e o ralo do chuveiro devem estar conectados à tubulação secundária, onde não há acesso aos gases oriundos do dispositivo de tratamento do esgoto.

     

    Esgoto primário: águas sujas oriundas do vaso sanitário. Conjunto de tubulação que tem gases proveninetes do ramal de esgoto, coletor público e fossa séptica.Localizado após o fecho hídrico. Engloba os ramais de esgoto.

    Esgoto secundário:  Águas servidas dos demais aparelhos. Os gases de esgoto não têm acesso, pois são impedidos pelo fecho hídrico. Engloba os ramais de descarga.

  • ESGOTO PRIMÁRIO - acesso a todos os gases da fossa e bacia, aqui o contato feito é o mais "sujo" possível. É o que fica em contato com os gases da rede pública ou da fossa. O esgoto primário é composto pelas peças e tubulações situadas a partir das caixas sifonadas, no sentido do escoamento, até a saída para a rede pública ou fossa.

    São elas: ramais de descarga (tubulação que recebe diretamente os efluentes dos vasos sanitários), ramais de esgoto, tubo de queda, subcoletor, coletor predial, caixa de gordura, caixa de inspeção e caixa coletora.

    A correta estruturação desse sistema é um ponto importante em qualquer obra, já que eventuais instalações defeituosas podem gerar uma série de problemas, desde a presença de mau cheiro até entupimento e refluxo.

    ESGOTO SECUNDÁRIO - é o esgoto mais limpo, não tem contato direito com gases pois é dotado de fecho. Compreende as instalações que vão das pias, tanques e ralos até as caixas sifonadas.