SóProvas


ID
2781427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    Manter a condição original do objeto é questão básica nos procedimentos de intervenção de conservação ou restauro, pois nenhum parecer relativo a uma obra, artefato ou objeto é conclusivo. Cada vez mais a ciência lança luz sobre questões não respondidas antes em decorrência de limitações tecnológicas, como também formula questões novas partindo da geração de outros paradigmas, conceitos, estruturas e campos de pensamento.

Luiz Antônio Cruz Souza, Yacy-Ara Froner. Preservação de bens patrimoniais: conceitos e critérios. Belo Horizonte: LACICOR − EBA − UFMG, 2008, p. 3.

Tendo o texto precedente como referência inicial e sobre métodos, técnicas e materiais utilizados na conservação e restauração de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.

As condições de contaminação de acervos e coleções são determinadas por questões como localização geográfica, presença de indústrias, trânsito intenso em centros urbanos ou proximidade do mar.

Alternativas
Comentários
  • Cada ambiente oferece um grau de agressividade nos materiais, por isso ele deve ser considerado tanto na conservação de acervos e coleções, como de qualquer móvel, edifício. A própria NBR 6118, classifica os ambientes quanto a agressividade para cálculo de estruturas de concreto, imagina a atuação deles em artefatos muito menos resistentes.

    GAB C