SóProvas


ID
2781460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação a fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item seguinte.


O teste do canivete consiste em espetar a madeira com a ponta da lâmina de um canivete, com a finalidade de avaliar a saúde da madeira, visto que, muitas vezes, ela se encontra em estágio inicial de apodrecimento mesmo com sua superfície aparentemente sadia. Além disso, o teste do canivete também é eficaz na detecção de galerias de cupins em madeira.

Alternativas
Comentários
  • O teste do canivete é aplicado em situações onde há dúvidas sobre o estado real da madeira, já que é possível que a peça pareça sadia por fora, mas encontra-se apodrecendo em seu interior, especialmente em situações de acesso difícil à peça, em locais úmidos ou pouco ventilados. O teste também pode ser aplicado para detectar a presença de cupins.

    Neste teste, a peça é espetada por um canivete. A profundidade da penetração da lâmina depende do tipo de madeira que está sendo testada. De acordo com Gonzaga (2006), “nas vigas estruturais, onde costumam ser aplicadas madeiras “duras", ou as “de lei", não pode haver penetração superior a um milímetro. Em painéis, folhas de esquadrias, lambris e forros, onde as madeiras podem ser mais macias, uma penetração de dois a três milímetros é tolerável, mas a resistência ao longo da peça deve ser firme, uniforme".
     
    Gabarito do Professor: CERTO. 
    GONZAGA, Armando Luiz. Madeira: Uso e Conservação. Brasília, DF: IPHAN/MONUMENTA, 2006. Cadernos Técnicos; 6.