- ID
- 42745
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- BNDES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
De acordo com a Instrução Normativa no 1 do IPHAN, de 25/11/2003, qual a correta definição de Restauração?
De acordo com a Instrução Normativa no 1 do IPHAN, de 25/11/2003, qual a correta definição de Restauração?
No que se refere a patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o item abaixo.
O francês Eugène Emmanuel Viollet-Le-Duc foi contemporâneo e crítico ferrenho das ideias de John Ruskin. O arquiteto inglês acreditava que "a restauração é a destruição do edifício, é como tentar ressuscitar os mortos. É melhor manter uma ruína do que restaurá-la". Para Viollet- Le-Duc, "restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em um dado momento."
O Monumenta é um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano. Preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano e estimular ações que aumentem a consciência da população sobre a necessidade de preservação do acervo existente fazem parte dos objetivos do Programa. Sobre o Programa Monumenta, afirma-se que
A reabilitação de edifícios antigos requer a análise global das condições de segurança e funcionalidade. Considerando as anomalias nas condições das fundações, são soluções a serem adotadas:
I. melhoria da capacidade de resistência do solo com drenagem do terreno.
II. restauração das paredes com massa, lixamento e pintura.
III. alargamento da base das fundações e recalçamento.
IV. reparação das fendas das paredes com injeções, grampos e tirantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
O restauro deve ter caráter excepcional e se destina a conservar e revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos. Baseia-se no respeito pelas substâncias e pelos documentos. Na reconstituição, qualquer trabalho complementar, indispensável a causas estéticas ou técnicas, fica condicionado a uma conciliação ou harmonia arquitetônica e terá que acusar a data da intervenção. O restauro será sempre precedido e acompanhado de estudo arqueológico e histórico do monumento. Sempre que as técnicas tradicionais se revelem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser assegurada com o apoio de técnicas modernas. Os contributos válidos das diferentes épocas referentes à edificação de um monumento devem ser respeitados, não sendo a unidade de estilo um objetivo a alcançar no decurso de um restauro.
Carta de Veneza. Artigos 9, 10 e 11 (com adaptações).
A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
Os documentos e os relatórios de exame, a proposta de tratamento, o consentimento e as observações do proprietário, os documentos e o relatório ilustrativo do tratamento efetuado, bem como as recomendações para intervenções futuras compõem a etapa de diagnóstico, uma das etapas de preservação do patrimônio histórico.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
As cartas patrimoniais representam as leis e as posturas que direcionaram o restauro a partir do século XX. Particularmente, a Carta de Atenas de 1931 procurou adequar tais leis e posturas às culturas latino-americanas, valorizando também o acervo sociológico e o folclore nacional dessas alturas.
Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização.
N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
A restauração visa garantir a permanência de um testemunho físico e real, de épocas passadas para gerações futuras, enquanto a reforma consiste na transformação do objeto para adequá-lo às novas necessidades.
Na lei 8666/93, dentre os serviços técnicos profissionais especializados, está correta a opção:
Em consonância com as prescrições da Carta de Veneza de 1964, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, analise as afirmativas referentes à restauração:
I. A restauração objetiva conservar e revelar, especificamente, os valores estéticos do monumento, visto que os valores históricos não podem ser resgatados.
II. A consolidação do monumento não pode ser assegurada com o emprego de técnicas modernas de conservação e construção, mesmo que sua eficácia tenha sido cientificamente comprovada.
III. As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo não é a finalidade a alcançar no curso de uma restauração.
Está correto o que se afirma em:
As construções históricas apresentam variadas patologias em razão da degradação dos elementos que as compõem. Relacione as manifestações patológicas que ocorrem nas argamassas às suas respectivas causas.
1. Manchas de umidade apresentando pó branco acumulado sobre a superfície.
2. Empolamento da pintura apresentando cores diferenciadas no interior das empolas.
3. Superfície do reboco descolada do emboço formando bolhas.
( ) Hidratação retardada do óxido de magnésio da cal.
( ) Presença de pirita ou de matéria orgânica na areia.
( ) Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
As cartas patrimoniais são documentos firmados internacionalmente sobre a preservação de bens culturais. Entre elas encontra-se a Carta de Restauro que estabelece as normas para esse procedimento.
A respeito das cartas do restauro, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando o reboco está irrecuperável ou completamente ausente, deve-se deixar como está para não se introduzir erros históricos durante a restauração.
II. Quando o reboco está marcado pela passagem do tempo, mas em estado de boa conservação, deve-se usar do máximo respeito pela preexistência, limitando as operações ao mínimo indispensável.
III. Quando o reboco apresenta bom estado de conservação, mas apresenta as suas cores irreversivelmente comprometidas, deve-se evitar a renovação das cores para não se perder as características originais.
Assinale:
O conservador / restaurador deve:
A reconstrução ou reintegração dos elementos perdidos,
Do ponto de vista histórico, a conservação da pátina é testemunho do tempo transcorrido e é requerida de:
Os insetos xilófagos desenvolvem-se rapidamente em:
A eliminação de sais solúveis em obras feitas em pedra deve ser feita por:
Quais as responsabilidades do restaurador?
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser
iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram
esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro
meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos
do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo
calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já
reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as
deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras
de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são
relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
O termo restauro consiste em recuperar uma edificação
tombada com o propósito de restituir-lhe as características
originais a partir de estudos prévios, multidisciplinares e
alicerçados em uma visão histórica para se minimizar o risco
de atitudes circunstanciais e de interpretações parciais.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
Caso seja necessário substituir a pavimentação das áreas
externas do edifício nos acessos do nível térreo, poderá ser
especificado piso de pedra com acabamento polido, pois isso
aumentará a impermeabilidade do material, garantindo uma
maior durabilidade.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
Para a constatação de eventuais problemas em uma vistoria,
os técnicos que esquadrinharam a fachada poderiam ter
empregado, prioritariamente, fotografias para a elaboração
do laudo.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
A viabilidade econômica do referido empreendimento pode
ser avaliada a partir de estimativas de custos calculadas com
base em índices do mercado.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
A finalidade de uma vistoria, como a realizada no Palácio
Gustavo Capanema, é estabelecer o nexo causal de origem
das patologias e deteriorações apresentadas no edifício.
Antes de iniciar uma obra de restauração, devem ser tomados alguns cuidados para garantir a segurança tanto do edifício quanto das pessoas.
Assinale a alternativa que não corresponde diretamente a esses cuidados:
As intervenções em edifícios históricos, tombados individualmente ou pertencentes a um conjunto tombado — cidade, sítio ou fragmento urbano — podem ser de três tipos:
Glauco Campello. Caderno de Arquitetura. São Paulo: ECidade, 2015, p. 114 (com adaptações).
Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
A restauração pressupõe o expurgo de elementos superpostos
ou desfiguradores e a recomposição das características
originais dos elementos arquitetônicos.
A Portaria IPHAN nº 420, de 22 de dezembro de 2010, “dispõe sobre os procedimentos a serem observados para a
concessão de autorização para realização de intervenções em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de
entorno”. Seu Artigo 4º define que “a realização de intervenção em bem tombado, individualmente ou em conjunto,
ou na área de entorno do bem, deverão ser precedidas de autorização do IPHAN”. O Artigo 5º complementa que,
“para efeito de autorização, são consideradas as seguintes categorias de intervenção: I – Reforma Simplificada; II –
Reforma/Construção nova; III – Restauração; IV – Colocação de Equipamento Publicitário ou Sinalização; V –
Instalações Provisórias” (Capítulo II – Da Autorização de Intervenção). “Restauração” tem sido uma expressão
comumente utilizada para designar diversos tipos de intervenção sobre bens considerados históricos, gerando,
frequentemente, confusões conceituais. A referida Portaria, contudo, apresenta, em seu Artigo 3º, a definição de
“Restauração” a ser adotada “para os fins e efeitos desta Portaria” (Capítulo I – Das Definições). Assinale a alternativa
que identifica corretamente a definição do conceito de “Restauração” adotada pela Portaria IPHAN nº 420/2010,
apresentada em seu Artigo 3º.
Um diagnóstico de conservação NÃO poderá fornecer a um museu ou outra instituição a seguinte ajuda:
São recomendações para prevenção de riscos em áreas de trabalhos técnicos em restauração, EXCETO:
O arquiteto foi incumbido de elaborar o projeto de restauração de um edifício.
Sobre o conceito de restauração, assinale a afirmativa correta.
O Programa Monumenta, concebido no final da década de 90, foi um marco na Preservação do patrimônio cultural brasileiro, pois viabilizou a recuperação de 300 edifícios, beneficiando mais de mil moradores de centros históricos, através do financiamento para a recuperação de imóveis privados. O Programa buscou garantir a diversidade social e funcional nas áreas de intervenção, com especial incentivo do uso para a habitação, ampliando as possibilidades para além do turismo cultural, e promovendo a ocupação das edificações sob proteção de forma integrada com a requalificação dos espaços públicos.
Os conceitos sobre como e o quê preservar, conservar e restaurar evoluíram ao longo de séculos de desenvolvimento de experimentos e reflexões.
Sobre os princípios e diretrizes que orientam as práticas de restauro de edificações, é correto afirmar que:
A intervenção nos monumentos históricos gerou uma série de debates na Europa sobre doutrinas de intervenção. Violletle-Duc e Ruskin simbolizam o antagonismo dessas doutrinas. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Para Viollet-le-Duc, restaurar um edifício é restituí-lo a um estado completo, reconstituindo suas partes desaparecidas.
2. Ruskin considera que as marcas do tempo fazem parte da essência do monumento histórico.
3. Ruskin é contrário a qualquer tipo de intervenção, considerando a restauração a destruição do edifício como monumento histórico.
4. Viollet-le-Duc baseia sua concepção de conservação de monumentos na autenticidade.
Assinale a alternativa correta.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.
A segurança da execução das intervenções de restauração em
jardins históricos independe de fiscalização e supervisão
contínuas.
Projetos de intervenção paisagística voltados à conservação de jardins históricos envolvem a obtenção de informações dos meios físico e biológico do local, incluindo levantamentos da flora, da fauna e do solo. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
Levantamentos faunísticos devem apenas relatar as espécies
de animais presentes no local, não sendo necessária qualquer
informação adicional sobre fauna nativa, fauna introduzida,
ou mesmo espécies raras e(ou) ameaçadas de extinção.
No que se refere aos levantamentos cadastral e estrutural de obras de restauração em edificações de interesse sociocultural, julgue o seguinte item.
O levantamento cadastral é suficiente para se identificar a
situação da edificação para ações de restauração.
No que se refere aos levantamentos cadastral e estrutural de obras de restauração em edificações de interesse sociocultural, julgue o seguinte item.
O levantamento estrutural é utilizado para investigar as
condições de uma edificação, por meio de vistorias, testes,
ensaios e amostras de materiais e sistemas construtivos.
Uma instituição pública instalada em imóvel acautelado em nível federal iniciará processo de reforma da edificação. Nessa situação,
Tendo o texto precedente como referência inicial e sobre métodos, técnicas e materiais utilizados na conservação e restauração de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Todo procedimento de restauração pode ser considerado uma
ação de conservação, porém pautada pela intervenção direta
no suporte estrutural do objeto.
Tendo o texto precedente como referência inicial e sobre métodos, técnicas e materiais utilizados na conservação e restauração de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Entre os conceitos fundamentais aos procedimentos de
intervenção está a chamada leitura de intervenção, que
considera que todo tratamento que implique a adição de
novos materiais deve ser feito de forma a não permitir a
identificação dos materiais originais e daqueles inseridos no
tratamento.
Acerca de aspectos metodológicos da conservação e da restauração, julgue o item que segue.
A área de atuação do conservador/restaurador, assim como
outras do campo do patrimônio cultural, passa por mudanças
e reestruturações decorrentes da influência de novas
filosofias e metodologias.
Acerca de aspectos metodológicos da conservação e da restauração, julgue o item que segue.
Em relação a fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item seguinte.
O teste do canivete consiste em espetar a madeira com a
ponta da lâmina de um canivete, com a finalidade de avaliar
a saúde da madeira, visto que, muitas vezes, ela se encontra
em estágio inicial de apodrecimento mesmo com sua
superfície aparentemente sadia. Além disso, o teste do
canivete também é eficaz na detecção de galerias de cupins
em madeira.
Em relação a fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item seguinte.
No processo de degradação da madeira, a podridão-branca
caracteriza-se pela formação gradativa de pequenas manchas
brancas na superfície, o que faz a madeira perder peso e
entrar em colapso de forma mais rápida que na
podridão-parda.
Em relação a fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item seguinte.
A respeito de fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item subsecutivo.
Os artefatos líticos são bons condutores de eletricidade. A
composição química dos materiais líticos determina suas
propriedades e os modos de isolamento para conservação,
tendo em vista os riscos elétricos.
A respeito de fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item subsecutivo.
Em relação às propriedades químicas das cerâmicas, a argila
representa uma família relativamente simples e caracterizada
pela afinidade com a água e pela capacidade de trocas
iônicas com o meio.
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
Como regra de ouro da conservação, recomenda-se sempre
fazer uso de métodos que sejam reversíveis e de materiais
que possam ser removidos sem causar danos à peça.
A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.
São objetivos da conservação identificar as causas de
deterioração de um objeto, prevenir sua deterioração e, caso
a deterioração tenha se iniciado, interrompê-la.
A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.
O restauro é uma ação pela qual se visa resgatar a aparência
original do objeto, o que só pode ser feito se o restaurador
tiver um registro preciso da aparência do objeto quando da
sua produção, para que a peça restaurada fique idêntica à sua
versão original.
A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.
Manter a originalidade do objeto é de primordial
importância, por isso quaisquer sinais físicos que tenham
causado alterações na aparência original da peça, ao longo de
sua história, devem ser apagados no processo de restauração.
Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução
das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos
de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da
edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de
ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se
refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes
nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em determinado processo de
edificação, não foi disponibilizado nenhum ponto de
ancoragem na coberta. Por essa razão, a construtora instalou
um cabo fixado no pilar do pavimento térreo da fachada
posterior, contornando todo o prédio, para servir de
ancoragem para os andaimes da edificação. Assertiva: Nessa
situação, todos os cabos de ancoragem de equipamentos e
cabos de segurança devem ser fixados nesse único cabo
central, em sistema de contrapeso — uma balança em cada
fachada da edificação com os cabos interligados fixados no
cabo central.
Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução
das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos
de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da
edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de
ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se
refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes
nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.
Nesse tipo de obra, devem-se disponibilizar para o trabalho
em altura, no mínimo, os seguintes equipamentos: cinto de
segurança do tipo paraquedista, talabarte, absorvedor de
energia e capacete.
Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução
das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos
de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da
edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de
ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se
refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes
nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.
O sistema limitador de quedas de altura compõe-se de rede
de segurança, corda de sustentação ou de amarração e corda
perimétrica da rede e conjunto de sustentação, fixação e
ancoragem e acessórios de rede, o qual, por sua vez,
compõe-se de elemento forca, grampos de fixação do
elemento forca, ganchos de ancoragem da rede na parte
inferior, entre outros elementos.
Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução
das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos
de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da
edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de
ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se
refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes
nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.
Em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de
quatro pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a
instalação de uma plataforma principal de proteção na altura
da primeira laje, no mínimo, um pé-direito acima do nível do
terreno.
Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.
Quando da utilização da máquina obturadora de papel
(MOP) para reintegrar as partes faltantes de uma obra,
deve-se utilizar quantidade suficiente de polpa para se atingir
uma gramatura superior à da folha original, a fim de ajudar
na aderência do novo papel ao antigo.
Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.
A mesa de vácuo não pode ser utilizada para tratamento de
tecidos.
Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.
Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.
Com relação aos materiais e instrumentos utilizados para restauração, julgue o item a seguir.
Trincha, bisturi, pó de borracha e hipoclorito são itens
utilizados para a higienização mecânica de livros, gravuras e
partituras.
Com relação a projetos, conceitos básicos de conservação e restauração, procedimentos para realização de intervenções em bens tombados e adaptação de edifícios para novos usos, julgue o item seguinte.
No requerimento para autorização de intervenções que visem
restabelecer a unidade de um bem cultural tombado,
respeitando-se a sua concepção original, os seus valores de
tombamento e o seu processo histórico de intervenções, é
obrigatória a apresentação do mapeamento de danos.
Com relação a projetos, conceitos básicos de conservação e restauração, procedimentos para realização de intervenções em bens tombados e adaptação de edifícios para novos usos, julgue o item seguinte.
As análises do estado de conservação do bem imóvel devem
preceder ao levantamento das patologias da edificação e
considerar as informações coligidas na etapa de identificação
e conhecimento do bem.
A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue o item a seguir.
As intervenções de restauração em jardins históricos têm por
finalidade garantir a unidade e a permanência no tempo dos
valores que caracterizam esses conjuntos na medida em que
buscam conservar, exclusivamente, as suas características
estéticas e formais.
A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue o item a seguir.
Em sítios protegidos, as operações de manutenção e
conservação têm prioridade sobre as de restauração, que, por
sua vez, têm prioridade sobre as operações de inovação e
desenvolvimento.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
As ações de conservação, de alteração de uso e de renovação
realizadas antes do século XVIII são consideradas
restaurações, pelos padrões atuais.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
A restauração em um bem integrado deve basear-se em
estudo da documentação existente, a fim de fundamentar as
intervenções conforme a história e o estilo da época.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Tíner, xileno, xilol, toluol e aguarrás são exemplos de
solventes que podem ser utilizados para a remoção de cola e
fitas adesivas em papel.