SóProvas


ID
2781472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.


Nas embalagens para obras de arte em trânsito, o grau de vulnerabilidade dos objetos é denominado de fator de fragilidade, ou fator G.

Alternativas
Comentários
  • Objetos e obras de arte requerem tratamento específico quando em trânsito. O fator G, ou fator de fragilidade, mede a proporção entre a aceleração devida à gravidade da terra e a aceleração resultante do impacto, ou seja, o grau de vulnerabilidade destes objetos. Tal fator é definido a partir de ensaios técnicos destrutivos à materiais. No contexto museológico, cada objeto, de acordo com as suas dimensões e características, tem um valor máximo do fator G que deve ser respeitado, pois, ultrapassando tal valor, o objeto pode ser danificado por vibrações excessivas ou impactos. Outro fator importante a ser considerado é o fator fragilidade destes objetos, devido às suas idades e estados de conservação. 

    Gabarito do Professor: CERTO.