- ID
- 1599760
- Banca
- FUNRIO
- Órgão
- UFRB
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
As principais técnicas pictóricas históricas são:
As peças de cerâmica, devido a sua fragilidade, devem ser acondicionadas em:
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
Nas embalagens para obras de arte em trânsito, o grau de
vulnerabilidade dos objetos é denominado de fator de
fragilidade, ou fator G.
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
As vibrações produzidas por aviões e, consequentemente,
impostas a carga neles transportada são mais fortes que as
vibrações produzidas por navios, por isso, em se tratando de
bens culturais móveis, o transporte marítimo é mais seguro
que o transporte aéreo.
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
Entre os aspectos a serem considerados no manuseio, no
acondicionamento e no transporte de bens culturais
incluem-se o estado de preservação do objeto, a duração do
deslocamento e as formas de manipulação do objeto em
função de sua estrutura, seu volume, seu tamanho e seu peso.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Os perigos oriundos da natureza são considerados acidentais,
enquanto os de origem humana são considerados
invariavelmente como intencionais.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Antes de elaborar um programa de segurança, a instituição
responsável pelo acervo deve desenvolver uma avaliação das
vulnerabilidades e dos riscos, também chamados de ameaças.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
As medidas de segurança para proteção do acervo devem ser
adotadas não só quando o acervo estiver em reserva técnica
ou em exposição, mas também no caso de empréstimos.
Acerca dos planos de segurança para acervos de bens culturais móveis, julgue o item que segue.
Em um plano de segurança, as medidas de proteção passiva
são aquelas que, uma vez implementadas, não dependem de
nenhum tipo de acionamento para que desempenhem sua
função de proteção.
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
Quanto ao trato de fatores de risco, as ações de conservação
diferem das de segurança do acervo, porque lidam
unicamente com riscos de origem natural (umidade,
luminosidade, pragas).
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
As estratégias de conservação não devem ser consideradas
imutáveis, devendo ser revistas a cada entrada de aporte
financeiro ou de novos conhecimentos.
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
Entre os riscos que devem ser considerados para a
conservação de acervo, apenas as pragas são consideradas
de origem biológica.
Com relação às tintas e aos vernizes utilizados em pinturas e esculturas, assinale a alternativa incorreta.
Considerando a identificação das técnicas utilizadas na escultura em madeira, é incorreto afirmar:
A escolha do material utilizado como suporte para confecção de esculturas em madeira interfere diretamente em sua conservação.
Com relação aos danos intrínsecos aos materiais, é correto afirmar:
Força física, fatores humanos (intencionais ou não intencionais), fogo, água ou pragas são agentes de degradação que devem ser evitados de maneiras específicas para cada contexto. A iluminação, a poluição, a temperatura incorreta e a umidade incorreta são agentes relacionados ao meio ambiente do museu, cujas medidas para gestão de riscos podem ser abordadas de forma integrada.
Com relação a esses quatro agentes, analise as seguintes afirmativas.
I. Todos podem ser medidos de forma precisa por instrumentos científicos.
II. Estão associados à engenharia e à arquitetura do edifício.
III. Com exceção da iluminação, todos chegam ao objeto por deslocação do ar.
IV. Com exceção da temperatura incorreta, todos podem ser bloqueados por materiais finos, baratos ou delicados.
Com relação a essas afirmativas, assinale a alternativa incorreta.
As Diretrizes Internacionais de Informação sobre Objetos de Museus: Categorias de Informação do CIDOC-ICOM apresentam um glossário dos termos utilizados na publicação. Com base nesses conceitos, foi feita a descrição das Categorias de Informação, indicadas para a realização de registros dos objetos em coleções museológicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo ao conceito utilizado pelo CIDOC.
COLUNA I
1. Aquisição
2. Incorporação
3. Catalogação
4. Documentação
COLUNA II
( ) Compilação e manutenção de informações importantes por meio da descrição sistemática dos objetos da coleção.
( ) Trata-se da transferência de propriedade (titularidade) de um objeto para a organização.
( ) Registros da história anterior e subsequente de todos os objetos do acervo. Inclui processos administrativos, relatórios, imagens e pesquisas.
( ) Ato formal de inclusão de um objeto na coleção de um museu.
Assinale a sequência correta.