SóProvas


ID
2782282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.


O trajeto da documentação, que inclui sua tramitação até sua destruição ou destinação à guarda permanente, de acordo com suas funções, corresponde ao ciclo vital do documento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela teoria das três idades. Seu objetivo é classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição (corrente, intermediária e permanente):

    Arquivos correntes (1ª idade) -> arquivos intermediários (2ª idade): transferência
    Arquivos correntes (1ª idade) -> arquivos permanentes (3ª idade): recolhimento/guarda permanente
    Arquivos intermediários (2ª idade) -> arquivos permanentes (3ª idade): recolhimento/guarda permanente

    Verificando a instituição arquivística que o arquivo não possui valor probatório, informativo ou histórico, a solução adotada será a eliminação dele, visto qur a guarda permanente serve para armazenar apenas os documentos com os valores citados.

    Fonte: Arquivologia Facilitada, João Tiago e Leonardo Reis, 2013


     

  • Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Certo

     

    Lembrando que: 

     

    Transferência:  operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo corrente para um arquivo intermediário.

     

    Recolhimento: operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o permanente.

     

    Os arquivos correntes podem ser eliminados na mesma fase, podem ser transferidos ao arquivo intermediário, mas também podem passar diretamente para a última fase, a permanente.

     

    O documento já pode nascer com valor secundário, ou seja, ele é primário momentaneamente (até cumprir as funções pelas quais foi criado) e o valor secundário já é inerente a ele, pois logo após será recolhido ao arquivo permanente.

     

    Todo documento passa pela fase primária, mas não precisam passar pela intermediária. 

     

    fonte aulas do Estratégia

  • G: Certo 

    Intermediario ou 2º idade: Aguardam o termino do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente. 

  • Gab.: CERTO

     

    CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS:
    Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção até sua eliminação ou guarda permanente.

  • Certo.

    Documento TRAMITA ----> Ciclo vital associei com ciclo de vida.

  • O trajeto da documentação, que inclui sua tramitação até sua destruição ou destinação à guarda permanente, de acordo com suas funções, corresponde ao ciclo vital do documento.

    a palavra chave é que inclui, pois o ciclo de vida também contém outras partes: produção, tramitação, uso e por fim a destinação.

    bjs e boa sorte

  • Uma breve explicação:

     

    São os estágios, fases ou ciclos pelos quais passam os documentos desde a sua criação até o descarte/eliminação ou guarda permanente.

     

    Em regra, o ciclo vital dos documentos de arquivo percorre três estágios de evolução ("amadurecimento", "grau de importância"), são eles: o arquivo corrente (uso frequente), o arquivo intermediário (não uso frequente) e por fim, o arquivo permanente( em desuso). A frequencia  com que documentos vão ser utilizados (pela entidade proutora) é que vai determinar a sua permanência em cada um desses arquivos, e, em certos casos, alguns deles são descartados mesmo na fase corrente, sem ter que, obrigatoriamente, passar pelo arquivo. intermediário.

     

    FONTE: ARQUIVOLOGIA - PARA TÉCNICO E ANALISTA (2016). 4a Edição: Revista, ampliada e atualizada; George Melo Rodrigues. p.33

     

    bons estudos

     

  • teoria das três idades cobrada de outra forma bem capciosa, para o candidato errar. Puuuutz.

  • Errei porque achei estranho começar pela "tramitação"...mas aí vi a parte "que inclui".

  • Conceito Cebraspeano: teoria das idades é igual a ciclo vital. Só aceitar.

  • essa foi tranquila galera

  • Errei por entender que o documento quando vai para a guarda permanente ele é RECOLHIDO.

    Corrente>>Intermediária = Transferência

    Corrente >>Permanente = Recolhimento

    Intermediária >>Permanente = Recolhimento

    O Ciclo Vital é igual à Teoria das 3 idades?

  • o ciclo vital dos documentos é o caminho que ele percorre, na fase corrente, intermediária, até receber a sua destinação final. O tempo desse caminho vai depender das funções às quais eles representam.

    Resposta: certa

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), o ciclo vital dos documentos são as "sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação". 

    Em outras palavras, é através do ciclo documental que os documentos corretos ficam durante o tempo correto nos setores de trabalho; além disso, é ele que faz com que exista um local em que os documentos que não são tão mais consultados possam ficar até que possam ser eliminados ou guardados permanentemente. O recolhimento para a guarda permanente é o joio de tudo o que foi produzido pela instituição. Toda essa movimentação corresponde ao ciclo vital dos documentos, também conhecido como teoria das três idades.
    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
    Gabarito do Professor: certa
  • GABARITO: CERTO

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), o ciclo vital dos documentos são as "sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação". 

    Em outras palavras, é através do ciclo documental que os documentos corretos ficam durante o tempo correto nos setores de trabalho; além disso, é ele que faz com que exista um local em que os documentos que não são tão mais consultados possam ficar até que possam ser eliminados ou guardados permanentemente. O recolhimento para a guarda permanente é o joio de tudo o que foi produzido pela instituição. Toda essa movimentação corresponde ao ciclo vital dos documentos, também conhecido como teoria das três idades.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • Ciclo vital dos documentos (DTAB): Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação.

  • GAB. CERTO

    Entendemos por ciclo vital dos documentos as sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, desde a produção até a guarda permanente ou eliminação, ou seja, produção, utilização e destinação final.

    Gestão de Documentos - SIGA, 2ª Ed. 2019

  • Analisei como errada pois entendo que o ciclo de vida serie desde sua criação =(

  • É o tipo de questão que vc marca e reza para que o CESPE decida de acordo com a literatura ou com seus próprios conceitos.