SóProvas


ID
2782285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.


Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação.

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO CORRENTE - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.

     

    Não tem lógica alguma em dizer que são SEMPRE verdadeiros e autênticos. Pois podem estar sendo utilizados arquivos frequentemente mas não preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo.

     

    em 95% dos casos quando aparecem as palavras: SEMPRE, NUNCA, INDEPENDENTEMENTE a questão está errada.

     

    GABARITO: ERRADO

     

    Bons estudos galera ..

  • Arquivos correntes nem sempre são autênticos.

  • Nao necessita ser : VERDADEIRO . Pois a Veracidade é APENAS uma Qualidade do Documento .

  • Fixidez

    substantivo feminino

    característica do que é ou se encontra fixo, firme, imutável; fixidade, firmeza.

  • São características dos Documentos de Arquivo:  - Autenticidade;

                                                                               - Naturalidade;

                                                                               - Inter-relacionamento;

                                                                               - Unicidade;

                                                                               - Imparcialidade.

    Obs.: A autenticidade dos documentos corresponde ao preenchimento das formalidades.

             Autenticidade não se confunde com veracidade ( falso ou verdadeiro).

     

  • Por mais que esteja em fase corrente, não significa que sua localização não seja fixa.

    Os arquivos correntes são de consulta frequente e devem estar localizados próximos aos usuários.

    Há fixidez sim! Fácil acesso e localização conhecida.

  • Os arquivos correntes são sempre autênticos

    PRESTE MUITA ATENÇÃO AO VER SEMPRE NA QUESTÃO

  • Errado.

    Pegadinha está na "fixidez permanece desconhecida". Na verdade, recomenda-se que estaja próximo ao usuário.

  • Pessoal falando besteira sobre autenticidade!

  • Eu só acho que esses muitos comentários apenas discordando com a banca não nos leva a lugar nenhum !!

  • Dentre as atividades de protocolo, está a de Controle e Movimentação: é a tramitação e controle dos documentos com o objetivo de "rastrear" os setores por onde o documento perpassou.

    Logo, a fixidez é conhecida, mesmo que o documento esteja na fase corrente e durante a sua tramitação.

    Gab: ERRADO

  • Fixidez é uma característica inerente ao documento de arquivo, pois esta se refere a integridade do conteúdo do documento de arquivo, que sempre permanece imutável.

    Fonte: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/06/artigo_01.php

  • FIXIDEZ: característica do que é ou se encontra fixo, firme, imutável; fixidade, firmeza.

    Os arquivos correntes são de consulta frequente e devem estar localizados próximos aos usuários. -> LOCAL FIXO (ao meu ver).

  • Fixidez: a transmissão de uma informação do documento está vinculada ao conteúdo em si, mas, também, à sua disposição (apresentação) formal. Essa ideia de forma fixa (mesma aparência ou apresentação) e conteúdo estável (informação e dados do documento permanecem imutáveis) (INTERPARES PROJECT, 2010b, p.6) era uma premissa quase sempre ignorada no passado, porque o texto impresso no documento tradicional não tem sua visualização ou informações alteradas senão por meio de uma ação falsificadora. No mundo digital o documento tende a não apresentar fixidez. É, portanto, necessário agir no sentido de garantir que os documentos arquivísticos institucionais apresentem esta característica.
     

  • Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação.

    Para se tramitar um arquivo - corrente para permanente - há que se conhecer suas características para tomar tal decisão.

    ERRADA

  • Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação. 

     

    O erro tá aí, se fosse verdade não precisaria tcu, controladoria e afins....

  • Acho que fica mais fácil de entender se invertermos a frase.

    Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação. 

     

    Se o arquivo está tramitando, sua fixidez (no caso o fato de serem autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais), será desconhecida? Não... se está em trâmitação é porque tem essas qualidades. Não é desconhecido. É fato.

    Gabarito Errado!

  • Deixaria essa em branco sem duvidas.

  • Essa prova veio cheia de termos estranho: fixidez, completeza. Uma barateza deixar tudo em branco...

  • CARACA QUE PROVA HEIN! TOMARA QUE O MU NÃO SEJA ASSIM RSRSRS

  • Eu acredito que a banca esteja se referindo ao uso/tramitação do arquivo.

    • Arquivos correntes – Primeira Idade do Documento – são documentos em curso, de uso frequente e exclusivo da fonte geradora. Estes documentos são de ‘valor primário’, ou seja, têm por objetivo atender às finalidades de sua criação.

    Vamos analisar: a última parte da frase pode estar certa, se pensarmos que o prazo de guarda (fixidez) só é avaliado na fase de destinação (arquivamento), que ocorre após a tramitação. Mas não sabemos o que a banca quis dizer com fixidez. Por outro lado, se fixidez significar apenas o uso frequente em si, é óbvio que, na sua fase tramitação, já sabemos da sua qualidade de arquivo corrente (o valor primário já é reconhecido).

    Em geral, os documentos de arquivo são impariciais, naturais, autênticos (verdadeiros), únicos e interrelacionados. 

    "Um documento é qualquer meio que comprove a existência de um fato, a exatidão ou a verdade de uma afirmação. É uma unidade de registro de informação independente do suporte utilizado. Juridicamente, os documentos podem ser considerados como atos, cartas ou escritos que carregam um valor probatório. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser classificados por diferentes tipos em vários suportes."

    A palavra "sempre" causa muita estranheza. Mas o documento é verdadeiro por comprovar a existência de um fato. Mesmo que o fato seja uma simulação, acredito que o documento continue sendo verdadeiro (relacionado/vinculado ao fato narrado); porque ele se compromente a registrar uma atividade, mesmo que esta seja ilícita. Ele não deixará de ser uma fonte de informação.

    Resumindo: mais provável que a segunda parte esteja errada!

  • A fixidez é a qualidade de integridade da informação, ou seja, de sua adulteração de forma não autorizada ou protocolar.
    Em essência, todo documento de arquivo possui as características de imparcialidade, naturalidade, integridade, veracidade e autenticidade intactos, ou seja, pressupõe-se que todos os documentos de arquivo assim o sejam, em qualquer situação. 
    Salvo em situação flagrante, onde há erro identificável, ou em prova incontestável do contrário, onde fica evidente que o documento foi alterado, de forma intencional ou não.
    Sendo assim, a fixidez do documento é conhecida em todas as etapas do arquivos.
    Gabarito do professor: Errado
  • Prova complexa.

  • Acredito que exista um erro também na afirmação de que os arquivos sejam sempre autênticos e verdadeiros, haja vista que podem ser adulterados.

  • Fixidez está ligado com a integridade do arquivo, logo deve ser presente e conhecida em todas as fases.

  • Não sou muto boa em arquivologia, mas o erro não é - também - falar em arquivos ao invés de falar em documentos de arquivos?

  • A fixidez é a qualidade de integridade da informação, ou seja, de sua adulteração de forma não autorizada ou protocolar.

  • Eu joguei fixidez no google e parece estar relacionado a ao local que o documento está, e isso não é sigiloso, basta acessar o SEI, ou antigamente o SIPAR, no executivo, q a gente sabe a localização do documento
  • ERRADO, pois a integralidade do conteúdo do documento de arquivo deve ser respeitada, mantendo-se, assim, a sua essência.

    CESPE/TJ-AM/2019 - A fixidez de um documento arquivístico indica que ele possui forma fixa e um conteúdo estável. CERTO

  • Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação. 

     

    GABA : E

     

    OBS: EU POSSO USAR UM DOCUMENTO FREQUENTEMENTE E QUE NÃO SEJA VERDADEIRO.

  • hj aprendi que não se deve usar drogas e logo após elaborar questões.

  • Espera-se que todo documento arquivístico seja autêntico, natural, verdadeiro e imparcial, como cita a questão. Também é esperado que o documento seja dotado de FIXIDEZ, portanto, essa característica é conhecida durante a fase de tramitação dos arquivos correntes.

  • Gabarito da questão: errado

    Conforme as Recomendações do CONARQ (2019, p.15), a fixidez diz respeito à:

    -“garantia da forma fixa e do conteúdo estável dos documentos arquivísticos;”

    -“observância do conceito de variabilidade limitada para admitir alguma variação característica dos documentos digitais.”

  • Cuidado !

    A fixidez não se refere a localização do arquivo (Não quer dizer que o arquivo deva se manter fixo num local).

    A fixidez se refere a qualidade de integridade da informação.

    Informação fixa e não localização fixa !

  • Gabarito: Errado

    Fixidez relaciona-se com o fato com a autenticidade, se ela é fixa e não sofrerá mutação. Nesse caso ela é conhecida, pois o documentos devem ser autênticos e não sofrem mutações, caso contrário eles não seriam confiáveis

  • Segundo o professor Mayko Gomes:

    A fixidez é a qualidade de integridade da informação, ou seja, de sua adulteração de forma não autorizada ou protocolar.

    Em essência, todo documento de arquivo possui as características de imparcialidade, naturalidade, integridade, veracidade e autenticidade intactos, ou seja, pressupõe-se que todos os documentos de arquivo assim o sejam, em qualquer situação. 

    Salvo em situação flagrante, onde há erro identificável, ou em prova incontestável do contrário, onde fica evidente que o documento foi alterado, de forma intencional ou não.

    Sendo assim, a fixidez do documento é conhecida em todas as etapas do arquivos.

  • Gabarito: ERRADO!

    COMENTÁRIO

    AEQUIVO CORRENTE = A FIXIDEZ DELE É CONHECIDA, POIS ELE É FREQUENTEMENTE CONSULTADO!! e permanece junto aos órgãos produtores!

    RESUMÃO SÓ O QUE IMPORTA!!

    Arquivo corrente - 1 idade / intermediário - 2 idade / permanente - 3 idade

    O conceito de arquivo corrente geralmente é cobrado comparando-se com o de arquivo intermediário e o de arquivo permanente, por isso o ideal é conhecer os três conceitos.

     

    ARQUIVO CORRENTE - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.

    Possui valor Primário - PODE SER ELIMINADO

     

    ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente (ocasionais), que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.

    Possui valor primário - PODE SER ELIMINADO

     

    ARQUIVO PERMANENTE - conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.

    Possui valor secundário/histórico - PODE SER ELIMINADO

  • Gab: ERRADO

    De forma objetiva!

    A fixidez do documento é conhecida em todas as etapas dos arquivos.

  • A fixidez é a qualidade de integridade da informação, ou seja, de sua adulteração de forma não autorizada ou protocolar.

    Em essência, todo documento de arquivo possui as características de imparcialidade, naturalidade, integridade, veracidade e autenticidade intactos, ou seja, pressupõe-se que todos os documentos de arquivo assim o sejam, em qualquer situação. 

    Salvo em situação flagrante, onde há erro identificável, ou em prova incontestável do contrário, onde fica evidente que o documento foi alterado, de forma intencional ou não.

    Sendo assim, a fixidez do documento é conhecida em todas as etapas do arquivos.

  • Fixidez---> inalterável; imutável.

    Qualidade do que é ou está seguro.

  • Nunca nem vi.

  • Solicitar uma liminar ao STF para podermos levar ao menos o dicionário para consulta.

  • A fixidez de um documento arquivístico indica que ele possui forma fixa e um conteúdo estável.

  • Meu pai do céu, tem estudar o dicionário também, pq é cada palavra q eu acabo conhecendo só com a Cespe.

    Fixidez: fixo e estável

    O conteúdo não muda..

  • A fixidez é a qualidade de integridade da informação!

    Portanto, ela permanece presente em todas as fases do arquivo.

  • ERRADO

    A fixidez de um documento está ligada a autenticidade, integridade e confiabilidade. É a característica do documento cujo conteúdo e forma (apresentação) não sofreram alterações indevidas. Ou seja, sua forma manteve-se fixa e seu conteúdo manteve-se estável. Logo, para que os arquivos possam ser sempre “autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais” como sustenta o enunciado, a fixidez deve ser preservada e nunca desconhecida ao longo da fase de tramitação.