SóProvas


ID
2782399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.


Uma vez que cada instituição possui uma realidade arquivística específica, não é possível padronizar normas para uso de sistemas informatizados de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO (será possível padronizar normas gerais para várias entidades, como: ISAD-G, NOBRADE...)

     

    Será possível padronizar normas para uso de sistemas informatizados de gestão de documentos aplicável a diversos órgõas e realidades (=normas gerais). sendo exemplo dessa realidade:

    a. E-ARQ;

    b. SIGA;

    c. SIGAD;

    d. PI ...

     

    FONTE = raciocínio lógico!!!

  • Não intendo qual a dificuldade de colocar fonte

     

  • a codificação dos livros de bibliotecas é padrão no mundo todo

    fonte: Prof Elvis Correira Miranda do Gran Cursos

  • Errado

    "Uma vez que cada instituição possui uma realidade arquivística específica, não é possível padronizar normas para uso de sistemas informatizados de gestão de documentos. "

     

    Entendo que, é possivel padronizar normas de USO do Sistema. Ai estamos falando de controle de acesso, confidencialidade, etc... Normas de como utilizar o sistema. Agora, cada Instituição fará um plano de ordenamento de seus arquivos, conforme suas necessidades. 

    Não confundir com Biblioteca, que tem sim um sistema padronizado de classificação/codificação. 

  • O arquivo nacional nao padroniza para documentos de atividade meio, sendo obrigatorio para o executivo federal e discricionario para o legislativo e judiciario?


    Pensei nisso para responder, nao sei se estou certo :p

  • Pensei no SEI, que está sendo ampliado para toda a Administração Pública, e tem regras padronizadas para sua utilização.

    Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

  • Também pensei no SEI, Mariana.

    =D

  • os sistemas informatizados de gestão de documentos surgiram como uma evolução da gestão documental e podem ser aplicados a qualquer realidade arquivística, por mais sedimentada que ela esteja.

    Resposta: errada

  • @Patricia Reis Colli Frade. quer tudo na mão é kkkkkk cada tipo de pessoa q tem nesse qc

  • A realidade arquivística das instituições realmente é específica, mas isso não quer dizer que não possam existir normas que visam a padronização de diversas atividades, inclusive dos sistemas informatizados de gestão de documentos.

    Especificamente, o e-Arq Brasil é o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Nele encontramos os requisitos mínimos para um SIGAD, que é um  Sistema de Gestão Arquivística de Documentos, o que contradiz a impossibilidade de padronização levantada pela questão.

    Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.

    Gabarito do Professor: errada
  • GABARITO: ERRADO

    A realidade arquivística das instituições realmente é específica, mas isso não quer dizer que não possam existir normas que visam a padronização de diversas atividades, inclusive dos sistemas informatizados de gestão de documentos.

    Especificamente, o e-Arq Brasil é o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Nele encontramos os requisitos mínimos para um SIGAD, que é um Sistema de Gestão Arquivística de Documentos, o que contradiz a impossibilidade de padronização levantada pela questão.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • Errado!

    O maior exemplo disso é o e-arq Brasil. Documento criado para orientar as instituições públicas e privadas no desenvolvimento de um sistema informatizado ou para avaliar um já existente, cuja atividade principal seja a gestão arquivística de documentos.

    Isso não quer dizer que as instituições são obrigadas a seguir as orientações do e-arq Brasil. Na verdade, ele é um conjunto de orientações para a implantação da gestão arquivística de documentos arquivísticos digitais e não digitais. Fornece especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para orientar a aquisição e/ou a especificação e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

    "Desde que a organização estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos, o e-ARQ Brasil é aplicável aos setores público e privado de qualquer esfera e âmbito de atuação, servindo para diferentes tipos de documentos arquivísticos. Destina-se, igualmente, aos documentos relativos às atividades-meio e às atividades-fim de um órgão ou entidade e não se restringe a um ramo de atividade específica. Pode ser adotado como padrão ou norma pela administração pública federal, estadual, municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a fim de uniformizar o desenvolvimento e aquisição de sistemas que visam produzir e manter documentos arquivísticos em formato digital."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 12)

  • Só lembrar do SEI. Ele segue um mesmo padrão na Adm.