SóProvas


ID
2782435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.


Pesquisadores que desejem acesso a documentos eletrônicos classificados como de uso restrito podem ter de assinar termo de compromisso assentindo disponibilizar os rascunhos dos estudos realizados, para análise da instituição arquivística, antes de sua publicação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    OSTENSIVO = sem sigilo / acesso livre;

    SIGILOSO = acesso restrito / Ultrasecreto / Secreto / Reservado;

     

    LEI 12.527/11

    § 4o  A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa não poderá ser invocada com o intuito de prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância (=pesquisadores).

    § 5o  Regulamento disporá sobre os procedimentos para tratamento de informação pessoal.

     

    DECRETO 7.724

    Art. 61.  O acesso à informação pessoal por terceiros será condicionado à assinatura de um termo de responsabilidade, que disporá sobre a finalidade e a destinação que fundamentaram sua autorização, sobre as obrigações a que se submeterá o requerente (=revisão prévia).

  • Quanto à natureza do assunto os arquivos são classificados em:

    Ostensivos: Qualquer individuo pode consultar

    Sigilosos ( restritos):  Apenas pessoas autorizadas ( devendo ser tomadas medidas de proteção e segurança para a custódia e disseminação)

     

    VALE RELEMBRAR QUE:

    De acordo com o art. 24 da Lei de Acesso à Informação, os graus de classificação de informação e seus respectivos prazos máximos de restrição de acesso são os seguintes:

    Reservado: 5 anos, sem possibilidade de prorrogação.

    Secreto: 15 anos, sem possibilidade de prorrogação.

    Ultrassecreto: 25 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, apenas pela Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

    Importante: o prazo de sigilo é contado a partir da data de produção da informação, e não de sua classificação.

  •  

    Pesquisadores que desejem acesso a documentos eletrônicos classificados como de uso restrito podem ter de assinar termo de compromisso [até aqui OK!!assentindo disponibilizar os rascunhos dos estudos realizados, para análise da instituição arquivística, antes de sua publicação.  

     

    Marquei errada por causa dessa parte que coloquei em negrito. Muito bla bla bla. O Decreto 7724 diz uma coisa muito diferente do que está escrito no comando da questão...

     

    DECRETO 7724

    Art. 61.  O acesso à informação pessoal por terceiros será condicionado à assinatura de um termo de responsabilidade, que disporá sobre a finalidade e a destinação que fundamentaram sua autorização, sobre as obrigações a que se submeterá o requerente

     

    CESPE viaja, aumenta e inventa!!

  • Será que algum professor pode comentar essa questão?

  • Fiquei confuso com o PODEM. Eu achava que DEVERIAM assinar. Enfim...

  • Questão difícil! Mas a explicação do Raphael Coutinho esclarece bem.

  • Pessoal indiquem essa questão para comentario!

  • Isso não seria 'censura'?

  • ERRADO, ENQUANTO ESTIVER CORRENTE OU INTERMEDIARIO, NÃO PODE TER O ACESSO

    CUIDADO ISSO É UMA PEGADINHA.

  • Colega 'Marcelo Neves',

    Já ouvir falar da LAI?

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

  • lembrem da CF nessas horas sobre a privacidade das pessoas.

    5°, X, sobre a inviolabilidade à intimidade, à vida privada, à honra e a imagem das pessoas. Não é censura, é proteção e ainda que para um pesquisador, é preciso acompanhar o que será criado a partir desta pesquisa para averiguar que não esteja infringindo a honra e a imagem, por exemplo

  • Os documentos sigilosos somente podem ter acesso liberado a terceiros por meio de autorização de autoridade competente para tal.

    Mas, além desta autorização, há o compromisso de manter o sigilo das informações acessadas. Ou seja, também aquele que passa a conhecer informações sigilosas passa a ser responsável pela manutenção do seu sigilo.

    Sendo assim, essas pessoas devem assinar um termo de compromisso, onde se comprometem a não divulgar as informações, bem como a terem todo e qualquer material produzido com base em tais informações vistoriados por autoridade competente, a fim de verificar se há ou não violação do sigilo.

    Gabarito do professor: Certo