CERTO
Veja, colega Felipe Soares, o que achei na obra de Arq p concorsos (Valentini ,4 Ed.) que pode nos ajudar a entender melhor sobre as tecnologias utilizadas em Acondicionamentos e conservação. Fiz marcações:
''• Arquivos especiais – custodiam documentos de formas físicas distintas, que merecem tratamento especial no seu armazenamento, acondicionamento, registro, controle, conservação, entre outros procedimentos técnicos.
Exs.: slides (diapositivos), filmes, fotografias, discos, mapas, cd-rom etc.''
Acho que podemos inferir desse trecho que, nos arquivos especiais, seria nescessario ser utilizada uma tecnologia mais avançada na conservação e acondicionamento de arquivos, devido às próprias características do suporte dos documentos especiais, por exemplo. Entretanto, o simples desenvolvimento de uma folha de papel que resista mais às ações danosas já seria um bom exemplo de tecnologia utilizada em práticas de acondicionamento e conservação de documentos de arquivo. Há também aparelhos de ar-condicionado que são específicos para acervos que guardem documentos em papel. Veja outra:
CESPE/PRF/2012/TEC.ASS.EDUCACIONAIS
Para melhor conservação e preservação da documentação fotográfica, recomenda-se acondicioná-la e armazená-la nas mesmas condições que os documentos em suporte papel.
ERRADO
Todas as políticas aplicadas nos arquivos devem estar em consonância com tecnologias que proporcionem melhores práticas.
Sobre a afirmação da questão, em que uma tecnologia aplicada à política de preservação e conservação melhora o acondicionamento e a preservação de documentos, podemos pensar no seguinte exemplo:
Na política de preservação e conservação de documentos de uma instituição, temos o backup de documentos para CD's. Aplicando a tecnologia, o backup pode ser feito por meio de sistemas informatizados. Essa ação melhora a atividade de acondicionamento e preservação, já que os sistemas informatizados são uma evolução do armazenamento em CD's, além de inúmeras outras funções que não são encontradas no suporte inicial. É um exemplo bem restritivo, simples e chulo, mas é exatamente o que a questão está afirmando.
Dica: tente aplicar as afirmações das questões no que você já sabe para que você perceba se faz sentido ou não, por mais simples que seja o exemplo.
Gabarito do Professor: certo