SóProvas


ID
2783110
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Durante a soldagem de peças metálicas podem ocorrer defeitos que comprometem a qualidade da ligação executada e a durabilidade da peça.

Assinale a opção que apresenta uma possível causa para o aparecimento de respingos na soldagem por arco elétrico.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar, por gentileza?

    Não consegui achar a relação de sopro magnético e respingos.

  • Eu não encontrei muita coisa, mas até onde sei, na soldagem por arco elétrico, principalmente no modo de transferência de curto-circuito, a corrente varia com o tempo. Quando a gota se forma e chega próximo da poça de fusão, a corrente aumenta e a tensão diminui. Quando a gota toca totalmente a poça de fusão, a corrente aumenta e a tensão diminui, ocasionando o aumento da força magnética, até a gota se formar por completo e se soltar do eletrodo. Caso a corrente aumente demais, a gota de desprende de forma intensa, causando os respingos. Esse aumento rápido e intenso da força magnética dependente da corrente é chamado de sopro magnético. Vale lembrar que essas variações de corrente e tensão que citei ocorrem várias vezes por segundo, a cada transferência por gota do metal de adição.

  •  A transferência globular se caracteriza pela transferência de gotas com diâmetro maior que o diâmetro do eletrodo utilizado. A variação da corrente influencia o diâmetro médio das gotas transferidas, o qual diminui à medida que a corrente aumenta. As gotas do metal em fusão ficam na ponta do eletrodo até atingirem o tamanho suficiente para serem lançadas à poça de fusão; no entanto, quando isso acontece, o arco apresenta pequena instabilidade e a força eletromagnética, conhecida como força do arco (sopro magnético), provoca o lançamento da gota na direção contrária à da ação do arco, formando respingos. Para diminuir a formação de respingos, deve-se manter o arco o mais curto possível, de modo a parecer que a ponta do eletrodo está mergulhada na poça de fusão.

    Fonte: http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/175-processo-mig-mag-modos-de-tranaferencias.html

    Como esse tipo de transferência ocorre para valores relativamente baixos de corrente, marquei a alternativa A

  • Causas de respingos:

     - Corrente muito alta

     - Arco muito longo

     - Sopro magnético, causando instabilidade do arco. Em CC, o sopro magnético desloca o arco da direção do eletrodo. Neutralize o sopro magnético inclinando o eletrodo. Se a corrente de retorno curto-circuitar através da solda, coloque um pedaço de madeira ou algum outro material isolante sob uma das extremidades da peça a soldar. Modifique a posição da garra do cabo de retorno. Evite ou modifique a posição de objetos facilmente magnetizáveis. Use cobre, alumínio ou grafite como cobrejunta de apoio para a solda. Mude para CA (use um transformador).

     - Peça de trabalho suja

     - Eletrodo úmido

     - Eletrodo de qualidade inferior.

     

    Na soldagem MIG/MAG, a indutância da máquina de solda pode causar excesso de respingos. A solução para esse problema, se estiver soldando com transferência tipo curto-circuito, é aumentar a indutância na máquina de solda.

  • A questão não especificou qual o processo de soldagem, logo a alternativa C tbm está correta, uma vez que o revestimento excêntrico pode provocar respingos na soldagem SMAW.

  • Tudo que promove instabilidade do arco tem grandes chances de promover respingos