SóProvas


ID
2783173
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Segundo terminologia recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para os serviços de manutenção, pode-se dizer, em relação ao “defeito” e à “falha”, que

Alternativas
Comentários

  • FALHA: É O TÉRMINO DA CAPACIDADE DE UMA MÁQUINA E/OU EQUIPAMENTO EM DESEMPENHO A FUNÇÃO REQUERIDA, OCASIONAR QUEBRA DO ITEM E INTERROMPE A PRODUÇÃO, DEVE SER TRATADA COM EMERGÊNCIA ( NÃO DÁ PARA ESPERAR ).


    DEFEITO: É A DIMINUIÇÃO PARCIL DA CAPACIDADE E/OU DESEMPENHO DE UMA MÁQUINA E/OU EQUIPAMENTO EM DESEMPENHAR A FUNÇÃO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO, QUANDO O ITEM DEVERÁ SER SEPARAR OU SUBSTITUIR. NÃO PROVOCA A QUEBRA DA MÁQUINA INSTANTANEAMENTE, PORÉM DEVE SER SANADA SENÃO EVOLUI PARA FALHA ( QUEBRA).

  • Todo material possui defeitos já na sua microestrutura, o deslocamento desses defeitos ou pontos de tensão podem gerar a falha, que é a interrupção no uso do equipamento pelo fim da vida útil do material.

  • Não concordo. Na manutenção existe a Manutenção detectiva, ela gera uma manutenção corretiva programada, pois ela busca detectar falhas ocultas ou não perceptiveis. Por exemplo um condensador apresentando vazamento de amônia, exemplo que vivenciei na realidade. Ele apresentava vazamento de amônia devido entre outros fatores a corrosão de suas tubulações. O tubo estava tão ruim que quase não pegava solda mais. Entretanto, mesmo assim o mesmo continuava em funcionamento, pois nao havia reserva e nao poderia parar. Neste caso acontecia a falha (vazamento de amonia), mas o equipamento não parava.

  • O defeito é uma degradação já existente que, se não monitorada e sanada, pode evoluir para uma falha. A falha é justamente o fim da capacidade de um equipamento de executar a função que dele é requerida.

  • Pessoal todos estão certos nos seus contextos, contudo, a questão chama: "Segundo terminologia recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT....", então, não há o que se discutir.

  • ABNT NBR 5462Confiabilidade e mantenabilidade (nov 1994)

    2.4.1 Falha

    Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.

    2.3.1 Defeito

    Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos.

    Um defeito pode, ou não, afetar a capacidade de um item em desempenhar uma função requerida.