SóProvas


ID
2784124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A dimensão continental do Brasil; a unidade territorial construída na sua formação econômica e política sobre uma grande diversidade social; a grande heterogeneidade de sua economia; o tempo histórico diferenciado da formação, consolidação e declínio ou transformação dessas economias regionais, com a constituição do “arquipélago regional” que foi posteriormente articulado e integrado, propiciam o surgimento de agudas “questões regionais”, que requerem estudos que busquem compreender a lógica do desenvolvimento e das relações entre essas várias economias espaciais que constituem uma só economia nacional.

L. G. Neto e C. A. A. Brandão. Formação econômica do Brasil e a questão regional. Internet:<www.ufpa.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.


O vale do São Francisco se destaca por seu potencial econômico, sendo reconhecido como um grande produtor de frutas do país.

Alternativas
Comentários
  • A região do Vale é uma grande produtora de frutas e observamos o crescimento da agricultura nos projetos de irrigação, principalmente com o pequeno agricultor. 


  • Além de fornecer água potável para o consumo de milhões de pessoas, a bacia também tem uma grande importância econômica, principalmente para as regiões com clima semiárido do nordeste. Através do sistema de irrigação feito com as águas dos rios, é possível realizar vários trabalhos de agropecuária, desde a criação de gado até o cultivo de frutas para exportação e também para subsistência.
  • Matei a questão por lembrar que o Vale do São Francisco é um forte produtor de Vinhos, ou seja, de uva.


    Fonte: https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/producao-de-uvas-e-vinhos-no-vale-do-sao-francisco-uma-historia-que-comeca-na-decada-de-1960.ghtml


    Informações sobre fruticultura da região:


    Fonte: https://www.dinheirorural.com.br/noticia/agronegocios/regiao-do-vale-sao-francisco-se-destaca-como-polo-produtor-de-fruticultura

  • PERTENCEREMOS!

  • O Vale do São Francisco é a região que margeia o rio São Francisco nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

    É uma área fértil e que tem recebido diversos investimentos em irrigação federal e governamental. Tornou-se um importante produtor de frutas e hortaliças. A sub-região que mais se desenvolve é aquela compreendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco) que se tornou o maior conglomerado urbano do Semiárido.

    A região apresenta pluviosidade baixa e irregular, concentrada num período de 3 a 5 meses por ano, embora ocorram períodos agudos de estiagem. As temperaturas são altas e com taxas elevadas de evapotranspiração. Os solos são originados de rochas cristalinas, predominantemente rasos, pouco permeáveis, sujeitos a erosão de razoável fertilidade natural. Predomina vegetação de caatinga, com sucessão indicativa de processo de degradação ambiental. A zona definida como semi-árida, divide-se em áreas naturais chamadas de: caatinga, sertão, Seridó, carrasco, cariris velhos, Curimataú e a parte norte do Estado de Minas Gerais.

    No Pólo Agroindustrial de Petrolina-Juazeiro encontram-se os maiores produtores de manga e uva do país, tendo alguns deles já alcançado mercados externos. A área plantada com uva de mesa cresceu no período de 1991/1995 em 71,8%, ampliando sua área de 2.620 hectares para cerca de 4.500 hectares, enquanto a produção cresceu no mesmo período em cerca de 344%, correspondendo ao montante de 32 mil toneladas.A vinicultura pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco. Nesse mesmo período a exportação dessas cifras geram na região cerca de 18.000 empregos diretos. A cultura de manga também é predominante no Vale do São Francisco, com cerca de 22 mil hectares plantados, sendo a maior produtora Brasileira. Desses, 62,8% encontram-se no Estado da Bahia, 25,7% em Pernambuco e 10,0% em Minas Gerais.


  • Gabarito: CERTO

     

     

    Vale do São Francisco, região fértil e fortalecida com a irrigação, tornou - se um importante produtor de frutos e hortaliças. A área margeada pelo rio São Francisco nos estados de Minas Gerais, Bahia (com destaque a cidade de Juazeiro) e Pernambuco (com destaque a cidade de Petrolina) gera um faturamento de R$ 2 bilhões ao ano, onde são produzidos mais de um milhão de toneladas de frutas, com destaque para uva de mesa e manga. 

  • CORRETO

    RIO SÃO FRANCISCO= onde ele passa tem uma boa irrigação para as frutas.

    BA e PE = GRANDES PRODUTORES DE FRUTAS.

  • O Vale do São Francisco é a região drenada pela bacia do rio São Francisco e seus afluentes, localizando-se, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

    No Vale há um polo de desenvolvimento tecnológico da fruticultura irrigada, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a iniciativa privada, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Resposta: Certo

  • GAB: C

    O Vale do rio São Francisco deixou de ser um local conhecido somente pela seca e se transformou em um polo da fruticultura. O destaque está na região de Petrolina e Juazeiro, uma das grandes produtoras de frutas do país, devido à tecnologia de irrigação. O carro chefe da atividade no Vale do rio São Francisco é a produção de uva e manga, destinada basicamente para a exportação.

    Fonte: professor Leandro Signori

  • Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais). Com a expansão da Industrialização esses dados foram se modificando ao longo do tempo.

    Assim, com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o  aumenta consideravelmente a partir de 1950.

    Esse fator foi influenciado pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek com sua Política Desenvolvimentista e sua famosa frase “50 anos em 5”.

    Vale ressaltar que a  foi muito notória no sudeste do país onde a infraestrutura apresentava melhores condições.

    E, a partir de 1960 e a construção de Brasília no governo de JK que a região centro-oeste começa a apresentar sinais de urbanização.