Veja que o avaliador tenta confundir o aluno ao tratar num único item sobre ESCALA GEOGRÁFICA e ESCALA CARTOGRÁFICA ao mesmo tempo.
Lembre-se que a ESCALA CARTOGRÁFICA define a relação entre o tamanho dos objetos representado no mapa (ou planta, carta) e o tamanho deles no mundo real. Enquanto a ESCALA GEOGRÁFICA define o tamanho do recorte espacial, a abrangência de determinado fenômeno.
Note que o avaliador começa fazendo um esclarecimento correto sobre a importância da ESCALA GEOGRÁFICA e da ESCALA CARTOGRÁFICA, ao dizer que “a escala como medição/cálculo (ESCALA CARTOGRÁFICA) ou como recortes do território (ESCALA GEOGRÁFICA) é um conceito muito importante”.
ATENÇÃO!
Há uma relação de proporcionalidade inversa da escala geográfica com a escala cartográfica. Ou seja:
Quanto menor é a escala geográfica, maior é a escala cartográfica
Quanto maior é a escala geográfica, menor é a escala cartográfica
O item que deve ser avaliado, por sua vez, afirma que “a partir da escala cartográfica, é possível identificar a localização de um fenômeno na superfície terrestre”. Ou seja, em outras palavras, ele fala de recorte/localização de um espaço geográfico. Assim, não se trata de escala cartográfica, como afirmado, mas sim de ESCALA GEOGRÁFICA.
Resposta: Errado
Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. Geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.
Coordenadas geográficas é a combinação do sistema de paralelos e meridianos com base nas LONGITUDES E AS LATITUDES para endereçar todo e qualquer ponto da superfície terrestre.
Orientação – é a determinação de ao menos um dos , importante para representar a direção da área de um mapa. Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.
obs: se a questão falar que a latitude e longitude permite a orientação tá errado, pois elas permitem a LOCALIZAÇÃO e não orientação.