-
partes iguais
-
Consideraria ERRADA pelo fato de a questão não dizer se os dados estão brutos ou não e é o que não está claro na primeira parte da assertiva. A mediana é o termo central, quando se tem quantidade de elementos ímpares; quando pares tira-se a médias dos dois termos centrais. Se você tem, por exemplo, dados brutos coletados da seguinte forma: 1,1,5,1,3,4,7, você dirá que a mediana será o termo central, "1" portanto.
Mas tá errado, porque precisam ser colocados "em ordem" primeiro, isso se chama "Rol": 1,1,1,3,4,5,7. Então o termo central é o "3"!!
Então se "A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações" creio que a questão generalizou. Pensei assim, me corrijam caso esteja errado.
Bons estudos!
-
Gabarito: ERRADO
- A mediana é o valor central, quando dividimos o conjunto de valores ordenados em partes SIMÉTRICAS IGUAIS, ou seja, quando temos a mesma quantidade de um lado e de outro, a mediana é o valor que "sobrou no meio".
Exemplo: 1, 3, 3, 5, 7.
Nesse caso, o número 3 é a mediana, pois antes e depois dele, há a mesma quantidade de números ordenados.
- Se ordenarmos de forma desigual, como a questão sugeriu, não encontraremos uma mediana, mas se a quantidade de valores for "PAR", dividimos a quantidade igualmente e tiramos a média dos dois números do meio.
Exemplo: 1, 3, 3, 5, 5, 7.
Nesse caso, tiramos a média da soma de 3 e 5, ou seja: (3 + 5) / 2 = 8/2 = 4
A mediana dessa sequência será 4.
-
ERRADO. A mediana divide as observações em duas metades com a mesma quantidade de dados.
-
Nada mais justo que cair na PCDF questões de estatística como dessa prova do IPHAN.
-
Pra quem não estuda essa é uma questão difícil, porém se o cara tiver um minímo de noção acerta. Infelizmente esse tipo de questão na prova para quem estuda não é vantagem, quanto mais questões difícieis haverá menos concorrência.
-
ERRADO!! acredito que a questão se refira a media, e não a mediana.
-
GABARITO ERRADO
A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo-se o conjunto de valores ordenados em partes SIMÉTRICAS IGUAIS
-
Minha contribuição.
Estatística
Mediana: É o valor situado de tal forma no conjunto que o separa em dois subconjuntos de mesmo número de elementos.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
A mediana é o valor central, quando dividimos o conjunto de valores ordenados em partes SIMÉTRICAS IGUAIS, ou seja, quando temos a mesma quantidade de um lado e de outro, a mediana é o valor que "sobrou no meio".
Exemplo: 1, 3, 3, 5, 7.
Nesse caso, o número 3 é a mediana, pois antes e depois dele, há a mesma quantidade de números ordenados.
-
GAB. ERRADO
Direto ao ponto:
A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, => Certo
dividindo-se o conjunto de valores ordenados => Certo
em partes assimétricas desiguais. => Errado
partes SIMÉTRICAS IGUAIS
-
ERRADO
Em termos mais simples, mediana pode ser o valor do meio de um conjunto de dados. No conjunto de dados {1, 3, 3, 6, 7, 8, 9}, por exemplo, a mediana é 6
-
A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo-se o conjunto de valores ordenados em partes assimétricas desiguais
O erro está tão somente em "desiguais".
O termo "partes assimétricas" não está errado (como alguns colegas estão afirmando).
A mediana pode dividir a distribuição em partes simétricas ou assimétricas!
-
SIMÉTRICAS
-
Pelo que entendi da explicação do Professor Márcio Flávio do Gran Cursos, essa questão está errada apenas por colocar como uma necessidade em ser "assimétricas desiguais", podendo ser ou não.
-
Mediana divide o conjunto em partes simétricas iguais.
-
A moda de um conjunto de valores é o valor que apresenta a maior frequência.
-
Essa é para pegar o apressadinho que só lê pela metade as assertivas
-
ERRADO
Realmente a mediana ocupa a posição central, mas não divide o conjunto de valores ordenados em partes assimétricas desiguais.
-
Uia! O famoso leia rápido e erre haha
Só trocar assimétrica por simétrica que corrige a questão
-
Para entender bem uma distribuição, pode-se conhecer valores acima ou abaixo dos quais se encontra uma determinada porcentagem dos dados através das medidas separatrizes.
Separatriz de uma série de n elementos colocados em ordem crescente de valor, é o elemento da série que a divide em duas partes quaisquer. As principais separatrizes são: Percentis; Decis; Quartis e Mediana.
Escolhe-se como a mediana o valor que divide a amostra em duas partes de tamanho igual, de modo que o número de elementos inferiores à mediana é igual ao número de elementos superiores à mediana.
Portanto, as partes devem ser SIMÉTRICAS.
Fonte: Grancursos.
"A repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição."
-
A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo-se o conjunto de valores ordenados em partes assimétricas desiguais.